10 de agosto de 2023 - 16:22 # # #

Ascom CBMCE | 5ª Companhia do 4º Batalhão comemora 17 anos de bons serviços prestados em Baturité

Bombeiros Militares de Baturité comemoram 17 anos de bons serviços prestados ao povo cearense

5ª Companhia do 4º Batalhão comemora 17 anos de bons serviços prestados em Baturité. Na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

Na manhã desta quinta-feira, (10), por volta das 9 horas, os Bombeiros Militares de Baturité da 5ª Companhia do 4º Batalhão, realizaram uma cerimônia alusiva ao seu aniversário de 17 anos, no auditório da EEEP Clementino Olintho Távora Arruda, localizada na CE – 356, Km 05 – Sanharão, Baturité/Ce.

A solenidade contou com a presença do Coronel Comandante-Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Wagner Alves Maia, do Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI), o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, do comandante do 3º Batalhão, o tenente-coronel Antônio de Sousa Júnior, do comandante do 4º Batalhão, o tenente-coronel José Vieira Mendes Junior, além do anfitrião, o comandante da 5ºCompanhia do 4º Batalhão, o capitão Natan Bezerra Nobre.

Comendas

É uma prática comum da corporação reunir o efetivo das unidades a cada ano para celebrar o aniversário de suas seções, oportunidade em que é prestado o devido reconhecimento a todos aqueles que contribuíram e se destacaram através de nobres ações. desta forma, o 1º tenente Francisco Régis Leite Lima e o 3ª sargento Francisco de Assis Freire de Paiva Neto receberam a Machadinha Simbólica, enquanto a soldado Brena Sandy Moreira Rodrigues recebeu a Bombeiro Padrão.

17 anos de Bombeiros em Baturité

Ainda assim, aproveitando esse momento festivo, o Comando-Geral do CBMCE e o Comando de Baturité resolvem homenagear cidadãos, que de alguma maneira colaboraram para o cumprimento da missão bombeiro militar, onde destacamos: o prefeito de Baturité Herberlh Freitas Reis Cavalcante Mota com a Medalha Capacete Bombeiro Militar, a vereadora Maria do Socorro Araújo e o coordenador da CREDE 08 Afonso Jampierry Silveira de Almeida com o Certificado Amigo do Bombeiro.

O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará parabeniza o Quartel de Baturité, 5ªCia4ºBBM, pelo seu 17º aniversario e pelo bom serviço prestado a população local e da região, desejando ainda mais hesito nas missões vindouras, com muita mais Vidas Alheias e Riquezas Salvar.

Histórico

Primeiramente, a Unidade de Segurança Integrada (USI) instalou a 5ª Companhia do 4º Batalhão que iniciou suas atividades, em 02 de Junho de 2006.

Como também, seu primeiro Comandante foi o Capitão QOBM Francisco Mauro dos Santos Oliveira e um efetivo de dez bombeiros militares, juntamente com uma viatura tipo ambulância para o atendimento de ocorrências de salvamento e emergência pré-hospitalar. Atualmente, conta com três viaturas (AP-139, ABT-40 e AS-60) para fiscalizações de edificações, combate a incêndios e busca e salvamentos.

Ainda assim, atualmente a 5ªCia|4ºBBM conta com um efetivo total de 26 bombeiros militares, 03 funcionários civis, 01 terceirizado e 02 cedidos pela prefeitura de Baturité. Desde janeiro de 2022, o Capitão QOABM Natan Bezerra Nobre recebeu o comando do TC QOBM Deime Jonhson Apolônio Braga.

Em síntese, no dia 10 de março do corrente ano, a 5ªCIA/4ºBBM se transferiu para a cidade de Baturité, se instalando em um prédio cedido e reformado pela prefeitura do município.  Por fim, a 5ªCia|4ºBBM é responsável pelo atendimento das ocorrências em todos os 13 municípios que abrangem o Maciço de Baturité.