Prevenção ao Suicídio: Aesp/CE inicia capacitação para formar profissionais de segurança

9 de agosto de 2023 - 08:44 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está promovendo, até a próxima sexta-feira (11), o Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio (CATS/2023). A formação tem como público-alvo os profissionais da segurança pública de diversas forças do Estado e, também, de municípios e de nível federal, por meio de aulas expositivas e práticas. Ao todo, 16 profissionais participam do curso, sendo servidores das forças de segurança pública estadual, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Penal Federal (PPF), do Samu Ceará, do Samu Fortaleza e da Guarda Municipal de Aquiraz.

O CATS 2023 segue o objetivo de formar guardiões da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio, treinando agentes para atuação nos mais variados tipos de casos. Durante a formação, o emprego de técnicas metodológicas inclui modelagem, resolução de problemas, estudo de caso, seminários, palestras, ocorrências e operações simuladas, entre outros pontos. O treinamento objetiva também fomentar a reflexão e orientação, garantindo a coerência das políticas de melhoria da qualidade da formação em Segurança Pública, bem como de desempenho profissional e institucional.

O coordenador do curso, tenente-coronel CBMCE Edir Paixão, afirma que a capacitação possui uma relevância muito grande para a segurança pública. “Queremos preparar esses alunos para atuarem na prevenção e intervenção do auto-extermínio. Esses agentes da segurança pública serão verdadeiros guardiões da vida, melhorando, inclusive, todo o ambiente do seu local de trabalho, seja com ações diretas ou indiretas”, ressalta o coordenador.

A soldado Ana Fabrine Rodrigues Oliveira, do Corpo de Bombeiros do Ceará, já queria fazer o treinamento. “O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) é um dos que eu mais desejava fazer desde quando entrei na instituição. Eu tinha muitas expectativas e, realmente, estou gostando bastante, porque vou conseguir trabalhar, ajudar não somente em ocorrências, mas na vida pessoal também, as pessoas que estão necessitadas de uma palavra amiga, de um conforto”, exemplifica a praça.

De acordo com a Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, Amusa Gabrielle Felisberto, “o curso foi completo. Apesar da sensibilidade do tema, o curso abordou o suicídio de forma respeitosa refletindo sobre todos os seus aspectos: sociais, jurídicos e de saúde. Certamente sairei daqui com muitas ideias e reflexões. Espero que todos os profissionais de segurança pública tenham oportunidade de abrir seus horizontes como eu tive. Volto para Polícia Penal Federal e para o Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor muito empolgada para dar continuidade a tudo que aprendi aqui”, enfatizou a agente do quadro da Polícia Penal Federal da Secretaria Nacional de Política Penitenciária do Ministério da Justiça (SENAPPEN/MJ).

Vidas alheias e riquezas salvar!