CBMCE resgata porco-espinho e devolve a seu habitat natural em Aiuaba

25 de julho de 2023 - 14:00 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram um Coendou, animal em risco de extinção, mais conhecido como porco-espinho. A soltura aconteceu na tarde dessa segunda-feira (24), em uma reserva ecológica do município de Aiuaba – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. O mamífero foi encontrado em cima da árvore de uma residência, no município de Tauá, na AIS 22.

Os bombeiros foram acionados, pela manhã, para realizar o resgate de um porco-espinho que estava em um imóvel na localidade de Tauá. A equipe do CBMCE se deslocou até o endereço indicado e, com o auxílio de uma foice e um cambão, conseguiram retirá-lo do ambiente urbano sem danos ao roedor.

De acordo com os bombeiros, a espécie nomeada como “quandu de baturité”, foi descoberta no ano de 2013 e sua principal diferença entre os outros animais do mesmo gênero está no formato do crânio e nas cores dos espinhos.

Após o resgate, foi constatado que o animal não apresentava nenhum ferimento aparente e foi encaminhado para uma Reserva Ecológica em Aiuaba, onde foi devolvido ao seu habitat natural longe de ambiente habitado.