18 de julho de 2023 - 14:36 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga 261 incêndios em vegetação em 2023

Corpo de Bombeiros apaga 261 incêndios em vegetação em 2023, em todo o Estado do Ceará. Sobretudo, os números refletem o número de ocorrências atendidas no primeiro semestre de 2023. Ou seja, entre janeiro e junho se apagou 261 incêndios em vegetação, o número é maior que 2022, quando no mesmo período atendemos 104 incêndios com a mesma tipologia. Enquanto que em relação a 2021, o número é menor, pois neste ano foram 465 incêndios em vegetação apagados no mesmo período do ano.

O fenômeno “30, 30, 30”

A princípio, o fenômeno “30, 30, 30” é um conceito relacionado a incêndios florestais que se refere a certas condições atmosféricas que podem aumentar rapidamente a intensidade e a velocidade de propagação do fogo. Assim, essas condições incluem temperatura, umidade relativa e velocidade do vento.

O primeiro “30” representa a temperatura em graus Celsius. Quando a temperatura atinge ou excede 30 graus Celsius, o ar tende a ficar mais seco, facilitando a ignição e a propagação do fogo.

O segundo “30” refere-se à umidade relativa do ar, medida em porcentagem. Deste modo, quando a umidade relativa é igual ou inferior a 30%, o ar está relativamente seco, o que pode tornar a vegetação mais inflamável.

O terceiro “30” representa a velocidade do vento, medida em quilômetros por hora. Bem como, quando a velocidade do vento é igual ou superior a 30 km/h, ele pode espalhar as chamas rapidamente, aumentando a taxa de propagação do incêndio.

Em resumo, essas condições combinadas podem criar um ambiente propício para incêndios florestais de alta intensidade, pois facilitam a ignição, o avanço rápido das chamas e dificultam o controle do fogo pelos bombeiros.

Por fim, é importante ressaltar que o fenômeno “30, 30, 30” é apenas uma referência geral e as condições exatas podem variar dependendo da região e das características locais. No entanto, essa combinação de temperatura, umidade relativa e velocidade do vento é considerada preocupante em termos de risco de incêndio florestal.

Outros balanços