CBMCE salva 287 vidas de afogamento em 2023

17 de julho de 2023 - 12:23 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE salva 287 vidas de afogamento em 2023

CBMCE salva 287 vidas de afogamento em 2023, em todo o Estado do Ceará.

Primeiramente, 287 vidas foram salvas de afogamos, dados de janeiro a 16 de julho de 2023. Sobretudo, estes números refletem de maneira positiva o impacto de um conjunto de ações preventivas de combate aos afogamentos. Em outras palavras, se aumentou o número de prevenções realizadas diariamente no litoral cearense por equipes de Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Nesse sentido, as 287 vidas salvas representam um redução de 25% em relação ao mesmo período de 2022, quando resgatamos 382 vidas de afogamentos.

Além disso, das ocorrências registradas neste ano, mais de 80% dos salvamentos ocorreram na Praia do Futuro, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Além disso, 15% dos resgates foram em Caucaia (AIS 11), 3% em Jericoacoara (AIS 17) e 2% em Aracati (AIS 18).

Ainda assim, o balanço do CBMCE, destaca, ainda, o número de vidas salvas pelos guarda-vidas nos anos de 2020 com 563 ocorrências de afogamento em todo o Ceará; 2021 com 526, e 2022 com 644.

Acione os guarda-vidas

Como também, os guarda-vidas do CBMCE estão à disposição da população cearense e de turistas para orientar e esclarecer quaisquer dúvidas. Desde já, antes de entrar no mar, orientamos ao banhistas se informar sobre a área permitida para banho. Como também, é importante tomar banho próximo aos postos de guarda-vidas sinalizados nas praias.

Dessa forma, caso o banhista perceba que entrou em uma área de correnteza e não conseguir sair dela, a vítima pode pedir socorro. Caso não possua treinamento em salvamento aquático, jamais entrar na água para salvar uma vítima.

Ligue 193

Contudo, ao se deparar com uma situação de afogamento, o CBMCE orienta ligar imediatamente para o número 193.

Atenção com crianças na praia

Na praia, o CBMCE alerta que os cuidados devem ser redobrados com as crianças. Os pais ou responsáveis não podem perdê-los de vista. As correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar. Elas aparecem em locais rasos, são águas mais escuras, com pouca ou nenhuma onda.

É preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto.

Em resumo, as crianças ficam expostas a todos os perigos já mencionados, porém potencializados pela baixa estatura e pela pouca maturidade para lidar com os movimentos imprevistos das águas.

Por fim, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.