17 de julho de 2023 - 19:54 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

salvamento 2 resgata cão de nome Leão por meio de uma escada prolongável

Cão de quatro meses é resgatado de cacimba em construção em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Primeiramente, no povoado de Machuca, pertencente ao distrito de Assis Teixeira, em Aquiraz, Ceará, uma ocorrência inusitada chamou a atenção dos moradores.

Antes de mais nada, o solicitante informou que, “um jovem de apenas 12 anos, estava soltando pipa em um terreno quando notou algo incomum. Em meio ao terreno, havia um poço desativado, sem água, que escondia um segredo surpreendente: um cachorro preso lá dentro.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), acionou os bombeiros militares, por volta das 10h15 da manhã desta segunda-feira, 17 de julho.

Imediatamente, a guarnição de buscas e salvamento 2 se deslocou até as proximidades do Chafariz da Claudiza, na Rua do Campo do Machuca, nas seguintes coordenadas geográficas -38:23:04.3276, -3:56:09.4695.

O resgate

De acordo com a 1º tenente Clelia do Rego Batista, “o resgate foi tranquilo e rápido, colocamos a escada prolongável no poço com cerca de 4 metros de profundidade e o trouxemos a terra firme”, informou a comandante do socorro.

Contudo, o cão Leão, de quatro meses de vida, não apresentou nenhum ferimento e estava em boas condições de saúde.

Além disso, após o resgate bem-sucedido, o cachorro foi entregue à sua tutora, que comentou ter sentido sua falta e desde cedo estava procurando por ele.

Por fim, atuaram no resgate do cão, a tenente Clélia, o 3º sargento Ribeiro, o cabo Angelim e o cabo Gleison.

Prevenção

Esse incidente serve como um lembrete de que ações individuais, como a do solicitante, podem fazer a diferença na vida de seres indefesos.

O resgate bem-sucedido do cachorro é um exemplo inspirador de compaixão e colaboração. Que essa história sirva de inspiração para que mais pessoas se mobilizem em prol do cuidado com os animais e da solidariedade comunitária.

Por fim, lembramos que poços como este, devem sempre estar cercados e tampados, pois pessoas, além dos animais, também sofrem acidentes que podem ser evitados.