Corpo de Bombeiros resgata garrote de cacimba em Aquiraz

16 de julho de 2023 - 17:26 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

2ª Companhia de Busca e Salvamento

Corpo de Bombeiros resgata garrote de cacimba em Aquiraz, na Área Integrada da de Segurança 13 (AIS 13).

Primeiramente, por volta das 9h54 da manhã deste domingo, 16 de julho, o salvamento 2 resgatou um garrote de 300 kg de uma cacimba de anéis com 8 metros de profundidade.

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares. Imediatamente, o salvamento 2, com sede no Cambeba, se deslocou até a Rua do Catuleve, localidade de Machuca em Aquiraz.

O resgate

De acordo com o tenente Francisco José Dantas de Lima, “ao chegar no local, o garrote se encontrava apenas com a cabeça acima da linha d’água. A princípio, a equipe montou um sistema multiplicador de força, com cabos e roldanas apropriados para esse tipo de resgate”, informou o comandante do socorro.

Como também, “devido a não cooperação do animal, somente na terceira tentativa que conseguimos, somando esforços com populares, resgatar o garrote da cacimba“, esclareceu o tenente.

Novilho ou garrote

Ambos se referem ao animal bovino filhote, mas em diferentes faixas etárias. Enquanto o animal recém-nascido é denominado de bezerro (até que complete um ano de idade), o período de um até três anos é denominado como a fase de garrote ou novilho do bovino.

Prevenção

Prevenir é salvar! O local estava cercado e tampado, mas mesmo assim, o animal caiu na cacimba.

Assim, lembramos que é de extrema importância que poços ou cacimbas tenham manutenção em sua estrutura. Como também, que estejam cercados e sinalizados.

cacimba

Ou seja, providências como esta ajudam a manter a segurança de pessoas e animais que transitam no entorno daquela fonte de água.

O resgate ocorreu por meio da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia|BBS), em Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do estado.

Por fim, atuaram na ocorrência, pelo salvamento 02, o tenente Dantas, o cabo Marinho, o soldado Mazulo e o soldado Cristiano Silveira.

Balanço

6.024 animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros no primeiro semestre de 2023

Sobretudo, os resgates ocorreram entre 1º de janeiro e 30 de junho, em todo o Ceará. Ou seja, os resgates dos seis primeiros meses do ano representam um aumento de 12%, quando se compara com o mesmo período, em 2022, quando 5.399 animais foram resgatados.

Nesse sentido, em seis meses, o resultado já é superior aos anos de 2019 (3.926 resgates) e 2020 (5.217) e já está perto de superar 2021 (6.252). Já em 2022 se resgatou (8.783), assim, se mantermos este ritmo, a expectativa é superar este número nos próximos três meses. Assim, as espécies mais resgatadas pelos bombeiros militares: as cobras jiboias, seguidas por felinos, cães, iguanas e cassacos.