A prevenção contra incêndios no Brasil

15 de julho de 2023 - 19:46 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A prevenção contra incêndios no Brasil

A prevenção contra incêndios no Brasil é uma preocupação importante devido aos riscos e danos que os incêndios podem causar. A princípio, existem várias medidas e regulamentos estabelecidos para prevenir e combater incêndios em diferentes tipos de edifícios e áreas.

No Brasil, a prevenção contra incêndios é regulamentada pelo Corpo de Bombeiros de cada estado, que é responsável por garantir a segurança contra incêndios e emergências. Ou seja, cada estado possui suas próprias regulamentações e códigos de prevenção de incêndios. Como também, geralmente os estados seguem diretrizes nacionais estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Sistema Nacional de Segurança contra Incêndio (SINAPI).

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi)

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações.

Por fim, desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.

Endereço e contatos do CEPI

Avenida Borges de Melo, 690, Parreão – Fortaleza/CE
Contato Funcional: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/fale-conosco/

Site:https://cepi,cb.ce.gov.br/

Comandante Tenente-coronel Joel de Abreu Nobre

Como obter o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros?

Em síntese, as solicitações podem ser feitas, presencialmente, na Avenida Borges de Melo, 690, no bairro Parreão, em Fortaleza-CE ou nos quartéis da Corporação em outras cidades. Ou ainda de forma on-line, eletrônica neste link. O interessado deve se apresentar no local, munido da documentação necessária, que depende da área construída, da altura e do uso a que se destina a edificação. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pelo Sistema Fale Conosco.

Algumas das medidas comuns de prevenção contra incêndios no Brasil incluem:

– Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio: Todos os edifícios devem ter um projeto específico de prevenção e combate a incêndios, que deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros antes da construção.

– Sinalização de Emergência: Edifícios comerciais, residenciais e industriais devem possuir sinalização adequada de emergência, como saídas de emergência claramente identificadas, placas de orientação, extintores de incêndio e iluminação de emergência.

– Sistema de Detecção e Alarme: Muitos edifícios são obrigados a ter sistemas automáticos de detecção de incêndio e alarme, que alertam os ocupantes e acionam o Corpo de Bombeiros.

– Extintores de Incêndio: Os extintores de incêndio devem ser instalados de acordo com as normas estabelecidas, em locais estratégicos e facilmente acessíveis.

– Hidrantes e Sprinklers: Em edifícios maiores e áreas com maior risco de incêndio, como indústrias e shoppings, a instalação de hidrantes e sistemas de sprinklers automáticos pode ser exigida.

– Treinamento em Prevenção de Incêndio: Empresas e instituições são encorajadas a fornecer treinamento adequado em prevenção e combate a incêndios para seus funcionários, incluindo a realização de simulados periódicos de evacuação.

Além disso, é importante ressaltar que a prevenção contra incêndios é responsabilidade de todos. Os cidadãos devem estar atentos às medidas de segurança, como evitar sobrecargas elétricas, não obstruir saídas de emergência, ter cuidado com velas e outros objetos inflamáveis, entre outras precauções.

Em resumo, as regulamentações e medidas de prevenção contra incêndios estão em constante evolução no Brasil, buscando garantir a segurança da população e minimizar os riscos de incêndios. É fundamental que proprietários, administradores de edifícios e cidadãos em geral estejam atualizados sobre as normas vigentes e sigam as diretrizes estabelecidas para a prevenção de incêndios.