10 de julho de 2023 - 08:21 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de acidente de trânsito

duas vítimas não resistiram e vieram a óbito

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de acidente de trânsito, em Pindoretama, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

A princípio, próximo ao alvorecer da manhã desta segunda-feira, 10 de julho, por volta das 5h10, os bombeiros militares se deslocaram até a CE 040, no distrito de Patacas.

De acordo com a 1º tenente Clélia do Rego Batista, “um veículo de transporte colidiu na traseira de um caminhão, duas vítimas não resistiram e vieram a óbito no local, o condutor de 63 anos, preso nas ferragens, além de uma passageira de 67 anos de idade”, informou a comandante do salvamento 2.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou as forças de segurança que imediatamente seguiram ao local da ocorrência.

O informe preliminar relatou que uma topic vinda de Itaiçaba, contratada pela Prefeitura, com pessoas para consultas em Fortaleza, colidiu com na traseira de um caminhão.

De acordo com o condutor do caminhão, “fiz o retorno e diminui a velocidade porque iria entrar na granja Avine”, relatou. O condutor do caminhão nada sofreu.

O resgate

Como também o acidente deixou óleo na pista, ações de mitigação foram tomadas, removendo o excesso e pondo areia no asfalto, mas ainda se encontra liso. Nas proximidades da entrada da Granja Avine, na CE 040, distrito de Patacas, em Pindoretama. A recomendação é redução de velocidade neste trecho da rodovia.

Em resumo, o acidente deixou dois óbitos e doze vítimas que sofreram escoriações e lesões nos braços, pernas e cabeça. Todas atendidas e encaminhadas para avaliação intra hospitalar por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Aquiraz, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Jaguaruana.

A vítima presa às ferragens foi resgatada com a utilização do kit de desencarceramento.

Ainda assim, somaram esforços na ocorrência, a Policia Militar por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual e Perícia Forense.

Enquanto o Corpo de Bombeiros encaminhou viaturas de busca e salvamento, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e o coordenador de operações.

Kit de desencarceramento

O desencarceramento é uma operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima das ferragens. O equipamento utilizado, conhecido como desencarcerador, é capaz de retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves, ou quaisquer outros ambientes.

O corte, ou expansão, da estrutura metálica é promovido por meio de um motor hidráulico, normalmente acomodado numa viatura de Busca e Resgate do CBMCE.