Com entrega de medalhas, CBMCE promove solenidade em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro

7 de julho de 2023 - 15:27 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Vigilantes e atentos para salvar vidas. Celebrando o Dia Nacional do Bombeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu, na noite dessa quinta-feira (06), uma solenidade em alusão a data que homenageia os profissionais responsáveis pela proteção e cuidado com a vida dos cearenses. As medalhas Capacete Bombeiro Militar, Mérito Bombeiro Militar e Desembargador Moreira foram entregues em meio ao desfile dos pelotões, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, no bairro Centro, em Fortaleza.

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa, parabenizou os profissionais do CBMCE pelo Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no 2 de julho,  em especial os veteranos que marcaram presença na solenidade. “O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará está vigilante e atento para proteger vidas, cuidando das pessoas e do patrimônio, seja público ou privado, com o objetivo de sempre garantir segurança para o povo cearense. Por isso, o nosso lema é Vidas Alheias e Riquezas Salvar. Só tenho a agradecer e parabenizar todos os nossos profissionais tão dedicados aos cearenses”, discursou.

Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, passou por revista à tropa e foi recepcionado pelo comandante da Guarda de Honra, tenente-coronel José Leandro Marinho. Condecorado com a medalha “Capacete Bombeiro Militar”, uma das mais altas honrarias concedidas pelo CBMCE, o secretário da SSPDS também foi agraciado com a estatueta ‘Combatente do Fogo’, pelas mãos do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto.

“Gostaria de agradecer a condecoração recebida e parabenizar a todos que receberam as medalhas, mas principalmente, parabenizar os profissionais do Corpo de Bombeiros pela data e pelos excelentes serviços prestados ao nosso Estado. Em especial, aos veteranos homenageados hoje. Uma instituição que respeita seus veteranos, é uma instituição que mantém viva sua história. Contem com a  SSPDS, e com todas as vinculadas aqui representadas, para apoiar o trabalho desta brilhante instituição”, finalizou o secretário da SSPDS.

O secretário chefe da Civil, Max Quintino, também foi agraciado com a medalha “Capacete Bombeiro Militar”, pelas mãos do secretário da SSPDS e do comandante-geral do CBMCE. Além dessa condecoração, o CBMCE também entregou a autoridades e personalidades, as medalhas Mérito Bombeiro Militar e Desembargador Moreira.

Medalha Mérito Bombeiro Militar

As autoridades e personalidades agraciadas com a Medalha Mérito Bombeiro Militar  foram: a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas; a subdefensora geral, Sâmia Farias; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutiérrez; o presidente do Sinduscon, Patriolino Dias de Sousa; o coronel da Polícia Militar do Ceará, Luiz Martins Monte Pereira; o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Vínicius de Carvalho Leal; o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Kelson Fernando Castelo Branco da Silva; o 1° tenente Wandergleidson Cavalcante Cordeiro; o 1° tenente William Paulo dos Santos; o 1° tenente Gilvan da Silva Nascimento; o 1° sargento da Polícia Militar do Ceará Francisco Márcio Lima do Nascimento; e o cabo Jhefferson Castro Faustino.

Medalha Desembargador Moreira

As autoridades e personalidades agraciadas com a Medalha Desembargador Moreira foram: a defensora pública, Michele de Alencar Ponte; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, Nabupolasar Alves Feitosa; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), coronel aviador Darley Oliveira de Sousa; o presidente do conselho consultivo do Iate Plaza, Euclides Henrique de Araújo; o engenheiro e fiscal da obra do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), Antônio Élder Ferreira da Silva; o major da Polícia Militar do Ceará, Marcus Vinícius Uchôa Lima; o capitão Carlos Henrique Ehrich Vasques Ramos; o capitão Fábio Ximenes Plutarco; o capitão Filipe Eduardo Bastos Bentemuller; o 1° tenente Alexsandro Viana Coutinho Freitas; o 1° tenente Diego Rodrigues e Silva Falcão; o 2° tenente José Eurilando Fernandes De Lima; o cabo da PMCE, Raphael de Queiroz Pinheiro.

Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro

Com data de celebração no dia 02 de julho, o Dia Nacional do Bombeiro foi instituído por meio do decreto federal nº 35.309, no dia 02 de abril de 1954. Em alusão à data, todos os Corpos de Bombeiros do Brasil realizam a Semana de Prevenção contra Incêndio, sempre na semana em que o dia 02 de julho esteja compreendido. As ações têm como objetivo ter um contato direto com a sociedade e disseminar conhecimentos que garantirão a redução de acidentes através da prevenção.

Semana de Prevenção do CBMCE 2023

Durante a Semana de Prevenção do CBMCE  foram realizadas uma série de atividades: palestras, workshops e campanhas educativas, abrangendo escolas, empresas, condomínios e comunidades em geral. Além disso, também ocorreram simulações que proporcionaram uma experiência prática e que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de resposta em casos de acidentes. Neste ano, a Semana de Prevenção contou com exibição de podcast, apresentações da banda de música nos terminais de ônibus de Fortaleza, demonstração de salvamento com cães, blitz de prevenção de combate a incêndio, dentre outras atividades. O encerramento da Semana aconteceu no dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro, com a tradicional Corrida do Fogo.

Veteranos