2 de julho de 2023 - 13:19 # #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiro de Aço na 59ª Semana de Prevenção

59ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Cisp, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

De acordo com o tenente coronel  Francisco GLEDSON Barbosa Rodrigues, “o Bombeiro de Aço se realizou na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, a partir das 7h30, no Centro Integrada de Segurança Pública (Cisp), se realizou o Bombeiro de Aço.

Prova feminina

1º lugar – tenente Renata com um tempo de seis minutos e vinte e dois segundos

2º lugar – tenente Waleska com um tempo de seis minutos e vinte e três segundos

3º lugar – soldado Saahra com um tempo de seis minutos e trinta e três segundos

Prova masculina

1º lugar – cabo Faustino com um tempo de dois minutos e cinquenta e quatro segundos

2º lugar – cabo Stephenson com um tempo de três minutos e três segundos

3º lugar – soldado Jackson com um tempo de três minutos e dez segundos

59ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Cisp

Áudio do cabo Faustino, sobre sua preparação, para o Bombeiro de Aço.

Prova masculina + de 40

1º lugar – tenente Jaldemi com um tempo de quatro minutos e doze segundos

2º lugar – cabo Júnior com um tempo de quatro minutos e vinte e um segundos

3º lugar – tenente Costa Júnior com um tempo de quatro minutos e vinte e sete segundos

59ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Cisp

Clique aqui e aprecie um pouco da prova

Bombeiro de Aço

Antes de mais nada, o Bombeiro de Aço é uma  competição operacional com bombeiros militares de todo o Estado, sendo uma das mais prestigiadas programações da 59ª Semana de Prevenção. Ainda assim, os bombeiros militares demonstraram bastante garra e persistência durante as provas. A competição foi  composta por uma escadaria de três andares onde o bombeiro sobe carregando uma mangueira, totalmente equipado com roupas de combate a incêndio e respirando com cilindro de ar comprimido.

Logo em seguida, no topo da cobertura se iça uma mangueira e após a descida vem o deslocamento com o martelo, o slalom, que é uma corrida se desviando dos obstáculos, o arrastamento da mangueira pressurizada até o ponto onde se atinge uma alvo, simulando um pacote, ataque de combate um incêndio, e finaliza com a retirada da vítima de 80 kg do local até a linha de chegada.

Assim como, o Bombeiro de Aço segue as normas de competições internacionais, exige bastante preparo físico e leva os bombeiros a enfrentarem seus limites.

59ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Cisp

O bombeiro militar esta com seu equipamento de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA).

Logo em seguida, no topo da cobertura se iça uma mangueira

no topo do terceiro pavimento, o bombeiro militar iça uma mangueira de combate a incêndio

após a descida vem o deslocamento com o martelo

em seguida, vem o slalom, que é uma corrida se desviando dos obstáculos

59ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Cisp

após arrastar uma mangueira pressurizada, até o ponto onde se atinge uma alvo, o bombeiro militar precisa acertar o alvo com um jato d’água.

59ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Cisp

e por fim, se resgata a vítima, que pesa 80 quilogramas, com o EPI mais a EPRA mais 20 quilogramas, até a linha de chegada.

Confira as fotografias

A 59ª Semana de Prevenção

A princípio, o Decreto-lei 35.309, de 1954 instituiu o Dia do Bombeiro, que se comemora no dia 2 de julho, e a Semana de Prevenção.

Como também, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promove, entre os dias 23 de junho e 6 de julho, a 59ª Semana de Prevenção. Em síntese, a programação conta com operações, apresentações, exposições, competições internas e podcast transmitidos pelos perfis oficiais da corporação do YouTubeInstagram e Facebook.

Nesse sentido, os serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios. Assim, se criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, seu primeiro comandante foi o do major João Batista de Morais Antas.

Por fim, ligue 193, caso precise, para o corpo de bombeiros. Em resumo, a ligação é gratuita, e funciona todos os dias e horários da semana, inclusive, finais de semana e feriados.