Você conhece os sistemas de prevenção contra incêndio?

1 de julho de 2023 - 11:20 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Você conhece os sistemas de prevenção contra incêndio?

Capitão Waldomiro Loreto observa os sistemas preventivos contra incêndio e pânico

Você conhece os sistemas de prevenção contra incêndio? A princípio, olhando para a imagem acima, você consegue identificar, quantos e quais são os sistemas de prevenção?

Primeiramente, existem várias medidas e sistemas projetados para prevenir incêndios ou minimizar seus efeitos. Aqui estão alguns dos sistemas de prevenção contra incêndio mais comuns:

Sistemas de prevenção contra incêndio

A princípio, os alarmes de incêndio: São sistemas de detecção de fumaça, calor ou chamas que alertam as pessoas sobre a presença de um incêndio. Eles podem incluir detectores de fumaça, detectores de calor, detectores de chama e acionadores manuais.

Enquanto os extintores de incêndio: São dispositivos portáteis que contêm agentes extintores, como água, espuma, dióxido de carbono (CO2) ou pó químico seco. Usamos os extintores para combater incêndios em estágio inicial.

Ainda assim, os hidrantes: São pontos de fornecimento de água conectados a uma rede de abastecimento de água. Os hidrantes são usados pelos bombeiros para obter água em caso de incêndio e podem ser encontrados em áreas externas ou dentro de edifícios.

Em síntese, os sprinklers: Também conhecidos como sistemas de supressão automática de incêndio. Acionados pelo calor que liberam água ou outros agentes extintores quando detectam uma temperatura elevada. Eles ajudam a controlar e extinguir incêndios automaticamente.

Além disso, os sistemas de detecção e alarme de incêndio: São sistemas que detectam a presença de fumaça, calor ou chamas e ativam alarmes sonoros e visuais para alertar as pessoas sobre o perigo. Normalmente integrados a outros sistemas de prevenção e supressão de incêndio.

Como também, a sinalização de segurança contra incêndio: Inclui sinais de segurança, rotas de fuga e saídas de emergência claramente marcadas para orientar as pessoas a saírem de um edifício com segurança em caso de incêndio.

Por fim, a iluminação de emergência é um componente importante dos sistemas de prevenção contra incêndio e segurança em edifícios. Consiste em luminárias ou dispositivos de iluminação especiais que são ativados automaticamente em caso de falha de energia elétrica ou em situações de emergência, como um incêndio. Seu objetivo é fornecer iluminação adequada para permitir a evacuação segura das pessoas e orientá-las em direção às rotas de fuga.

De acordo com o capitão Loreto, “esses são apenas alguns exemplos de sistemas de prevenção contra incêndio. A escolha dos sistemas mais adequados depende das características do local, do tipo de ocupação e dos regulamentos de segurança contra incêndio em vigor”, enfatizou o oficial.

vidas alheias e riquezas salvar!