26 de junho de 2023 - 15:02 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Simulado de Emergência no São João de Maracanaú

Integração de equipes e preparação para emergências

O Simulado no São João de Maracanaú realizado pela 1ª CIA/2º BBM é uma iniciativa do Comando do 2º Batalhão de Bombeiros Militar com o objetivo de destacar a Semana de Prevenção no Município. O evento envolve as equipes de segurança pública que participam do São João, proporcionando um treinamento prático e integrado para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.

Durante o simulado, as equipes de bombeiros militares, policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito e outros profissionais da segurança pública atuam em conjunto para simular situações de emergência e avaliar a eficiência das ações e procedimentos adotados.

O simulado permite que as equipes pratiquem suas habilidades, testem protocolos de atendimento, aprimorem a comunicação entre os diferentes órgãos e promovam a coordenação efetiva durante o evento. Além disso, oferece uma oportunidade para identificar possíveis falhas e implementar melhorias nos planos de segurança.

O Simulado no São João de Maracanaú inclui um cenário específico de um incidente com múltiplas vítimas. Nesse cenário simulado, cerca de 15 vítimas são encenadas, exigindo uma resposta rápida e coordenada por parte das equipes de segurança pública.

Para atender a esse desafio, são disponibilizadas uma guarnição de combate a incêndio, uma guarnição de salvamento, viaturas do Demutran, equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, duas ambulâncias e seis socorristas, que devem trabalhar em conjunto para prestar os primeiros socorros, triagem e encaminhamento adequado das vítimas. Essa simulação proporciona um treinamento valioso para os profissionais envolvidos, permitindo que eles pratiquem suas habilidades de atendimento em situações de múltiplas vítimas e aprimorem a coordenação de esforços durante um incidente dessa natureza.

Simulado de Emergência no São João de Maracanaú

Durante o Simulado no São João de Maracanaú, destaca-se a utilização do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) no gerenciamento do evento. O SCI é uma estrutura organizacional e um conjunto de procedimentos que permite uma resposta eficiente e coordenada diante de situações de emergência. Ele é amplamente utilizado pelas equipes de segurança pública para estabelecer uma estrutura hierárquica, definir funções e responsabilidades, facilitar a comunicação e tomar decisões estratégicas.

No contexto do simulado, o SCI desempenha um papel fundamental na coordenação das ações das equipes envolvidas. Por meio desse sistema, é possível estabelecer um comando centralizado, que orienta as operações, distribui recursos, define prioridades e monitora o andamento das atividades. Dessa forma, as equipes conseguem atuar de maneira integrada e eficiente, maximizando a capacidade de resposta diante do incidente simulado.

Além disso, para a triagem das vítimas durante o simulado, é empregado o método START (Simple Triage and Rapid Treatment). Esse método é uma abordagem padronizada de triagem rápida, que permite identificar as vítimas que necessitam de atendimento imediato e priorizar o encaminhamento delas para as ambulâncias disponíveis. O método START classifica as vítimas em quatro categorias principais: vermelho (emergência imediata), amarelo (urgência não imediata), verde (ferimentos leves) e preto (não tratável). Dessa forma, os socorristas podem direcionar os recursos de forma adequada, garantindo que as vítimas recebam a assistência necessária de acordo com a gravidade de seus ferimentos.

Com o objetivo de simular condições próximas da realidade, os participantes do evento simulado devem atuar seguindo os protocolos e procedimentos estabelecidos, garantindo a segurança das vítimas e buscando o melhor atendimento possível em um cenário desafiador. Essa experiência contribui para o desenvolvimento das equipes.