Manobra de Heimlich salva criança no José Walter

26 de junho de 2023 - 07:47 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Manobra de Heimlich salva criança no José Walter

4ª Companhia do 1º Batalhão – Quartel do José Walter

Manobra de Heimlich salva criança no José Walter, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Primeiramente, por volta das 4 horas da manhã desta segunda-feira (26), os familiares trouxeram a criança engasgada a 4ª Companhia do 1º Batalhão.

De acordo com o 1º tenente Parente, “um bebê de 03 dias de nascido se encontrava engasgado, dei o alerta e iniciei a manobra de Heimlich, que logo deu certo”, informou o oficial de dia e comandante de socorro, que se encontrava no corpo da guarda.

Contudo, a manobra de Heimlich foi necessária pois o recém nascido se encontrava com obstrução das vias aéreas, engasgo.

Em resumo, após a desobstrução, por meio da ambulância de resgate, conduzimos a criança e sua mãe para avaliação intra-hospitalar.

Por fim, somaram esforços pelo socorro: 1º tenente Parente, subtenente Enivaldo, subtenente Aleixo, soldado Kaio e soldado Costa. Como também, pela ambulância, cabo Marques e soldado Nikson Ferreira.

A manobra de Heimlich

Primeiramente, a manobra correta que salva vidas se chama “Manobra de Heimlich”, nome em homenagem ao médico Henry Heimlich, que a desenvolveu. Enfim, essa técnica é usada para desobstruir as vias respiratórias de uma pessoa engasgada.

Aqui estão as instruções básicas para realizar a Manobra de Heimlich em crianças acima de 1 ano de idade:

1. Fique atrás da criança e incline-a ligeiramente para frente.
2. Posicione-se com os pés ligeiramente afastados para obter estabilidade.
3. Coloque um punho fechado com o polegar virado para dentro, logo acima do umbigo da criança.
4. Segure o punho com a outra mão.
5. Faça uma pressão rápida e firme para dentro e para cima, em direção ao diafragma da criança.
6. Repita essa pressão abdominal em forma de “J” cerca de 5 vezes, verificando se houve a obstrução a cada tentativa.

Além disso, se a criança perder a consciência, é necessário iniciar a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) imediatamente e chamar serviços de emergência. Continue realizando ciclos de RCP até a chegada da equipe médica.

Em síntese, importante ressaltar que a Manobra de Heimlich deve ser realizada apenas quando a pessoa estiver realmente engasgada e com dificuldade para respirar. Caso a pessoa esteja tossindo ou respirando, é aconselhável encorajá-la a tossir e não realizar a manobra.

Em conclusão, recomenda-se que pais, cuidadores e pessoas que lidam com crianças façam cursos de primeiros socorros para aprender técnicas como a Manobra de Heimlich de forma adequada e eficaz.

Vidas alheias e riquezas salvar!