25 de junho de 2023 - 18:27 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Companhia de Mergulho de Resgate encontra corpo submerso na Pacatuba

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso no açude Gavião na Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24).

Primeiramente, os mergulhadores, do Corpo de Bombeiros, resgataram um um corpo submerso de um senhor de 42 anos de idade, no inicio desta manhã de domingo (24).

De acordo com o subtenente Francisco Antônio Pereira Carneiro, “no local, se constatou que um pescador sofreu afogamento fatal próximo a comporta do reservatório, sendo encontrado após 20 minutos de buscas, a cerca de 8 metros de profundidade”, relatou o mergulhador líder do mergulho.

O resgate

Nesse sentido, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares para o resgate no açude Gavião.

Contudo, “por ser considerado muito delicado e de alto risco o mergulho neste local, solicitamos o fechamento da comporta, para que os mergulhadores realizassem o trabalho com maior segurança possível”, esclareceu o mergulhador.

Como também, “encontramos a vítima à cerca de 8 metros de profundidade, respeitando os limites não descompressivos e intervalo de superfície”, informou o subtenente.

Em síntese, o local onde as buscas tem profundidade de até 10 metros, com temperatura média da água 28 graus Celsius e a altitude média do local, a 65 m do nível do mar. Estas condições interferem no tempo de fundo que o mergulhador de resgate possui para realizar sua missão. Assim como, a água estava escura, visibilidade de apenas 1 metro, o fundo com muita lama e vegetação.

O padrão de buscas foi em zigue-zague, com cabo guia da superfície. Ainda assim, após o resgate, coube a Polícia Militar do Ceará (PMCE) a guarda do corpo e aguardar a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para os serviços pertinentes.

Por fim, Corpo de Bombeiros resgata corpo, a guamição de mergulho: subtenente P Carneiro, sargento Tarsis, sargento Victor e cabo Stephenson, na viatura de mergulho AS 69. Somaram esforços na ocorrência a guarnição de busca e salvamento 3 de Maracanaú.

Prevenção

Além disso, ao pescar ou nadar perto de comportas é importante verificar antes se há alguma vegetação muito densa ou correnteza, pois muitas vezes não tem como sair se ficar enganchado.

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso no açude Gavião na Pacatuba

Água doce é mais favorável a afogamentos

75% dos afogamentos testemunhados no Brasil ocorrem em águas doces — 25% em rios com correnteza; 20% em represas; 13% em remansos de rios; 5% em lagoas; 5% em inundações; 3% em baías; 2% em cachoeiras e 2% em córregos.

A menor densidade da água doce é um dos fatores que explica o maior número de incidentes. O líquido encontrado em mananciais carece de sal em sua composição — a substância propicia uma melhor flutuação para os banhistas. Fatores como profundidades desconhecidas, pedregulhos, correnteza e vegetação também colaboram para o incremento dos perigos.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA)

Em síntese, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Em resumo algumas dicas de prevenção:

1. Se beber, não entre no mar! Mar não tira ressaca, tira a vida se você entrar embriagado!
2. Se tiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no WhatsApp enquanto tiver sendo responsável pela vida de outros.
3. Selfies apenas em lugares seguros! Pontão de falésias, píer com sinais de desabamento, pedras pontiagudas, não são locais seguros, você pode desequilibrar e cair!
4. Se está “turistando” em praias desconhecidas e/ou primitivas, procure saber sobre as condições do mar daquela região, antes de entrar no mar. Se não tiver guarda-vidas perto, converse com os nativos ou frequentadores !
5.. Escute com atenção todas as dicas da Operação Praia Segura da cidade que você se encontra, é muito importante!

Prevenir é Salvar!
Créditos: SOBRASA.