Corpo de Bombeiros realiza resgate subaquático em lagoa de Aquiraz

28 de março de 2024 - 20:18 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) | BBS

“Afogamento não é um acidente e não acontece por acaso. Enfim, tem prevenção, e esta é a melhor forma de tratamento”, Szpilman, 2005

Corpo de Bombeiros realiza resgate subaquático em lagoa de Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Sobretudo, a Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento resgatou um corpo submerso de um senhor de 40 anos, no final da tarde desta quinta-feira, 28 de março de 2024, por volta das 17 horas.

De acordo com relatos de populares, a vítima e alguns amigos resolveram se divertir, tomando banho e ingerindo bebida alcoólica na lagoa do Centro de Aquiraz, localizada na Avenida Torres de Melo.

O resgate

Nesse sentido, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os mergulhadores do Corpo de Bombeiros por volta das 15h30 desta tarde de quinta-feira (28). Familiares e amigos acompanharam as buscas.

Conforme o capitão Danilo Cidreira, “a guarnição resgatou o corpo a cerca de três metros de profundidade, utilizando o padrão de busca de raio linear. O corpo não apresentava sinal de violência”, informou o mergulhador líder do resgate.

Em síntese, após o resgate do senhor, a Ciops foi informada para encaminhar a Perícia Forense e a Polícia Militar para as providências cabíveis.

Por fim, atuaram na ocorrência o capitão Cidreira, o subtenente Nobre, o cabo Ary e o cabo Kayron.

Corpo de Bombeiros realiza resgate subaquático em lagoa de Aquiraz

O Padrão Raio Linear

O padrão de busca de raio linear é um método utilizado em operações de busca e resgate. Este padrão é geralmente empregado quando a localização do alvo é desconhecida, mas é provável que esteja ao longo de uma determinada linha.

A busca de raio linear envolve a movimentação ao longo de uma linha reta, com a equipe de busca se movendo para frente e para trás ao longo dessa linha. A distância entre cada “ida” e “volta” é geralmente determinada pela visibilidade e pelo tipo de terreno.

Este padrão de busca é eficaz em áreas estreitas e longas, como estradas ou rios. No entanto, pode ser utilizada em área aberta quando as condições do afogamento se dar por uma linha.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA)

Em síntese, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Estamos em plena Semana Santa, algumas capitais têm por tradição o “veraneio”, casa cheia (crianças, familiares e amigos), uma pausa, aproveitando o feriado prolongado, todos vivendo com muita alegria esse momento de confraternização mas também de celebração cristã. Nesse contexto, devemos sempre alertar e promover a prevenção ao afogamento. Para tanto, temos alguns alerta:

1. Se beber, não entre no mar, lagoa, rios e/ou represas! O meio líquido não tira ressaca, tira a vida se você entrar embriagado!
2. Se estiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no WhatsApp enquanto estiver sendo responsável pela vida de outros.
3. Selfies apenas em lugares seguros! Pontão de falésias, píer com sinais de desabamento, pedras pontiagudas, não são locais seguros, você pode desequilibrar e cair!
4. Se está “turistando” em praias desconhecidas e/ou primitivas, procure saber sobre as condições do mar daquela região, antes de entrar no mar. Se não tiver guarda-vidas perto, converse com os nativos ou frequentadores!

Prevenir é Salvar!
Créditos: SOBRASA.