21 de junho de 2023 - 15:46 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo atuaram no resgate

Corpo de Bombeiros resgata nadador a deriva e desorientado, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Primeiramente, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, resgataram um nadador de 51 anos de idade, a cerca de 2 km mar adentro, por meio de uma moto aquática.

De acordo com o sargento Alcides Barreto, “por volta das 12h resgatamos o nadador, após cerca de 10 minutos de buscas, o mesmo estava desidratado e desorientado”, comentou o fiscal de praia que coordenou o resgate.

Como também, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros por volta das 11h19 da manha desta quarta-feira, 21 de junho. Imediatamente os guarda-vidas e mergulhadores se deslocaram até a avenida Beira Mar.

O resgate

Nesse sentido, a esposa informou que o esposo de 51 anos de idade saiu para nadar por volta das 8 horas da manhã.

O fiscal de praia colheu informações preliminares e a moto aquática iniciou as buscas, encontrando o nadador a cerca de 2km da faixa de areia, apesar de consciente, se encontrava a  deriva e desorientado. Assim, o guarda-vidas colocou um colete salva vidas e o trouxe na moto aquática a terra firme. A alfa 3, ambulância de resgate realizou o atendimento pré-hospitalar.

Contudo, a vítima, no momento do resgate, se encontrava boiando mas sem equipamentos de flutuação. Conforme sua esposa, o nadador tem prática em nadar no mar.

A chegada se deu próximo ao espigão da João Cordeiro.

Corpo de Bombeiros resgata nadador a deriva e desorientado

Equipes envolvidas: Guarnição do fiscal de praia e Guarda-Vidas sargento Alcides, cabo Lúcio, soldado Ismael, soldado Da paz e soldado Jackson. Equipe Guarda Municipal: guarda Tiago Lima, subinspetor J. Humberto. Equipe PM sargento Daniel, soldado Vlanderson, soldado Vasconcelos e soldado Flaviana). Equipe Alfa 03, subtenente Tarcísio e soldado Ximenes.

Balanços

Ações de combate a afogamentos, realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), resultaram no salvamento de 226 vidas nos primeiros cinco meses de 2023. Conforme o balanço da corporação, no ano passado foram resgatados 644 banhistas em todo o estado do Ceará.

Cerca de 80% dos salvamentos deste ano ocorreram na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Além disso, 15% dos resgates aconteceram em Caucaia (AIS 11), 3% em Jericoacoara (AIS 17) e 2% em Aracati (AIS 18).

Dicas que salvam vidas

Em síntese, antes de entrar no mar, o Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas que se informem sobre a presença de guarda-vidas no local e sobre a área permitida para banho. Os profissionais estão à disposição da população para orientar e esclarecer dúvidas.

Por fim, caso perceba que entrou em uma área de correnteza e não consegue sair dela, chame logo por socorro. Caso não possua treinamento em salvamento aquático, jamais entre na água para salvar uma vítima. Para acionar o socorro a população pode ligar para o número 193 e aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros.