15 de junho de 2023 - 18:51 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

2ª Companhia de Busca e Salvamento resgata corpo submerso de jovem em lagoa

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso de jovem em lagoa de Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Sobretudo, a guarnição de salvamento 02 resgatou um corpo submerso de um jovem de 22 anos de idade no inicio da tarde desta quinta-feira (15).

De acordo com relatos de populares, a vítima e dois amigos resolveram atravessar a lagoa da encantada a nado. Ou seja, no percurso, os dois mais jovens de 16 e 22 anos ficaram para trás cansados sem forças gritaram pedindo socorro. Contudo, o mais velho regressou e conseguiu resgatar um dos jovens. Infelizmente o jovem de 22 anos não conseguiu se manter na superfície da água e acabou submergindo.

O resgate

Nesse sentido, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares para o resgate na lagoa do Tapuio, em Aquiraz.

Conforme o 1º tenente Samuel de Sousa Nogueira Costa, “o local é de difícil acesso, a viatura ficou na Rua do Djalma. E com o auxílio do Senhor Jacó, de motocicleta conseguimos chegar no local”. Ainda assim, “a guarnição realizou mergulhos em apneia e encontrou o corpo da vítima submerso entre 3 e 4 metros de profundidade aproximadamente”, informou o comandante do socorro.

Em síntese, após o resgate do corpo do jovem, a Ciops foi informada para encaminhar a Pericia Forense e a Polícia Militar para as providencias cabíveis.

Por fim, atuaram pelo salvamento 02, o 1º tenente Samuel, cabo Castelo, soldado Nóbrega e o soldado Monteiro.

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso de jovem em lagoa de Aquiraz

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA)

Em síntese, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Estamos em pleno verão , algumas capitais tem por tradição o “ veraneio “ , casa cheia (crianças, familiares e amigos), férias, todos vivendo com muita alegria, essa estação linda do ano. Estação VERÃO! Nesse contexto, devemos sempre alertar e promover a prevenção ao afogamento e assim todos vivem e encerram o veraneio de forma tranquila e feliz!
Temos alguns alertas:

1. Se beber, não entre no mar! Mar não tira ressaca, tira a vida se você entrar embriagado!
2. Se tiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no WhatsApp enquanto tiver sendo responsável pela vida de outros.
3. Selfies apenas em lugares seguros! Pontão de falésias, píer com sinais de desabamento, pedras pontiagudas, não são locais seguros, você pode desequilibrar e cair!
4. Se está “turistando” em praias desconhecidas e/ou primitivas, procure saber sobre as condições do mar daquela região, antes de entrar no mar. Se não tiver guarda-vidas perto, converse com os nativos ou frequentadores !
5.. Escute com atenção todas as dicas da Operação Praia Segura da cidade que você se encontra, é muito importante!

Prevenir é Salvar!
Créditos: SOBRASA.