5 de junho de 2023 - 15:36 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Salvamento 2 da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento resgata cão

Corpo de Bombeiros resgata cão entre paredes no Castelão, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

A princípio, a guarnição de busca e salvamento 2, resgatou um cão, ileso, que se encontrava preso entre duas paredes.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares, por volta das 6h30 da manhã desta segunda-feira (5). Imediatamente os bombeiros seguiram até a Rua São Sebastião, no Bairro Castelão.

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “informaram que um cachorro estaria preso entre duas paredes e que populares já tinham tentado de tudo para retirá-lo mas não conseguiram”, relatou o comandante do socorro.

O resgate

Nesse sentido, a guarnição ao chegar no local da ocorrência, além de constatar a veracidade dos fatos e avaliou a melhor estratégia para a retirada do cão.

Em síntese, “quebramos a parede de uma das casas, um espaço aproximado de 30 cm x 30 cm, com a devida permissão do proprietário da residência”. Contudo, “utilizamos ferramentas de sapa como talhadeira, punção e marreta para abrir um acesso e liberar o cão das paredes”, esclareceu o tenente.

Balanço de resgates 2023

Nesse sentido, em 2023 o Corpo de Bombeiros resgatou 4.991 animais, entre janeiro e maio deste ano. Ou seja, os resgates dos cinco primeiros meses do ano representam um aumento de 13%, quando se compara com o mesmo período, em 2022, quando 4.421 animais foram resgatados.

Em síntese, nos cinco primeiros meses do ano, cobras, felinos e cães foram alguns dos animais que receberam atendimento do Corpo de Bombeiros.

Por fim, caso precise do Corpo de Bombeiros, basta ligar 193, que funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.