6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário

5 de junho de 2023 - 09:27 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário

6 anos de bons serviços prestados ao povo cearense

6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

Nesta segunda-feira, 26 de maio, a 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar recebeu homenagens por seu 6º aniversário.

A solenidade foi conduzida pelo comandante-geral adjunto Wagner Maia e contou com a presença do comandante do comando de bombeiros do interior, o tenente coronel Gledson Rodrigues e o comandante do 3º Batalhão o tenente coronel Antônio de Sousa Júnior, além de demais oficiais da corporação que prestigiaram a iniciativa.

Histórico da 6ª Companhia do 3º Batalhão – Quartel de Canindé 

A 6ª Companhia de Bombeiros do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Canindé, localizado à rodovia BR 020, Km 304, S/N – no Bairro: Jubaia, iniciou suas primeiras atividades no dia 09 de Agosto de 2016, ainda sem atendimento ao público. Tendo como primeiro Comandante o então Major BM Antônio de Sousa Júnior. Sendo a primeira guarnição de serviço composta pelo Subtenente BM José Nascimento Lima e o 1º Sargento Emanuel Pinheiro da Silva, mas a inauguração oficial da Companhia de Bombeiros só aconteceu no ano de 2017, mais precisamente no dia 13 de Maio de 2017 e com a posse oficial do agora Tenente Coronel QOBM Antônio de Sousa Júnior e do Capitão QOABM Erasmo Vieira Costa como Comandante Adjunto.

Atualmente, a 6ª Cia de Canindé conta com um efetivo total de 32 BBMM. Sendo 4 oficiais e 28 praças. A Companhia tem como meta de trabalho a prevenção e o combate a incêndios urbanos e rurais, salvamentos, proteção e atendimento pré-hospitalar a vítimas em vias públicas e ações de Defesa Civil. É responsável pelo atendimento de ocorrências e de vistorias técnicas de 06 (seis) municípios que abrange a Área Integrada de Segurança 15 – AIS 15. Totalizando uma área de abrangência de 9.202,3 Km² e uma população aproximada de 210.000 habitantes.

6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário

Conta atualmente com uma viatura de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque – ABT com capacidade de 5 mil litros de água e duas viaturas do tipo Auto Tanque – AT com capacidades para 08 e 12 mil litros de água respectivamente, uma viatura para combate a incêndios florestais, uma viatura para Salvamento, tipo Auto Salvamento – AS, uma viatura para uso nas atividades de vistorias técnicas e serviço administrativo e uma viatura tipo AM – moto, para o serviço administrativo.

Ao longo dos seus 06 anos de atividades a 6ª Cia/3º BBM de Canindé já atendeu diversos tipos de ocorrências como acidentes de trânsito, incêndio em Estado do Ceará
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Corpo de Bombeiros Militar Comando de Bombeiro do Interior 6ª CIA / 3º BBM – Canindé vegetação, incêndio em residência, incêndio em edificação comercial,, em edificação pública, incêndio em veículos, resgate de pessoas perdidas na mata, resgate de cadáver, resgate de vítima em tentativa de suicídio, corte de árvore em perigo de queda, árvore caída em via pública.

Atendendo um total aproximado de 2.005 ocorrências diversas. Exerce atividades educativas e preventivas ministrando palestras nas escolas sobre noções básicas de primeiros socorros e como evitar acidentes domésticos. Além das operações de grande vulto como Operações Carnaval, Operação Festa de São Francisco, Operação Tejubode, Operação Semana Santa, e Festejos de Natal e Ano Novo. Desenvolve atividades nos projetos sociais, com 02 (dois) núcleos do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade e 06 (três) núcleos do Projeto Jovens Brigadistas de Valor, Projeto Protetor da Mata Branca, todos aqui mesmo no município de Canindé.

Condecorações

As seguintes autoridade receberam  condecorações, como forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados à corporação.

Bombeiros Militares

1º tenente Everton de Oliveira Barros, Barreta Bombeiro Padrão, subtenente Genivan Batista de Andrade, Medalha Desembargador Moreira, cabo Victor Alan Lavor Vasconcelos, Barreta Bombeiro Padrão, soldado Ryan Yago dos Santos Lima, Barreta Bombeiro Padrão.

Força de Segurança – Polícia Militar

Subtenente PM Francisco Noberto Alexandre da Silva, Barreta Machadinha Simbólica.

6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário

Personalidades civis

Karlinda Cídio Mendes Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Canindé, Medalha desembargador Moreira, José Augusto Ferreira Barros, Empresário, Medalha Desembargador Moreira. André Lima Cruz, Empresário, Medalha Desembargador Moreira, José Kledeon Viana Paulino, Secretário de Educação do Município, Medalha Desembargador Moreira, Pedro Victor Moreira Feitosa, Secretario de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Serviços, Medalha Desembargador Moreira. Helton Bruno Santos Pinheiro, Engenheiro Construtor, Medalha Desembargador Moreira. Francisco Wagner Brito de Oliveira, Amigo do Bombeiro.

Na oportunidade, também compôs a homenagem de Canindé, a formatura de mais uma turma do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats).

6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário

Sobre o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats)

Por fim, o Cats tem carga horária de 40 horas/aulas, distribuídas com conteúdo teórico, 20 horas/aulas, e práticas de simuladas, mais 20 horas/aulas. Como também, o curso visa a formação de interventores em tentativas de suicídio. Contudo, já formou militares de mais de 20 estados brasileiros, como também de fora do país, ´como os bombeiros da Guiana Francesa, policias da Argentina e um bombeiro da cidade de Fátima, em Portugal.

6ª Companhia do 3º Batalhão recebe homenagens pelo 6º aniversário

Prevenção – Caso precise de ajuda!

Caso você precise de ajuda, o Centro de Valorização da Vida, CVV, atende pelo número 188 ou pelo chat online em www.cvv.org.br. Em casos de urgência e emergência, ligue 193, 190 ou 192, telefones do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Vidas alheias e riquezas salvar!