29 de maio de 2023 - 11:02 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Salvamento 2 resgata vítima presa às ferragens com kit de desencarceramento

CBMCE resgata vítima presa às ferragens na CE 040, em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

A princípio, logo após o alvorecer desta segunda-feira (29), por volta das 05h54, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares do Salvamento 2. Ainda assim, a ocorrência se tratava de um acidente de trânsito seguido de capotamento com vítima presa às ferragens.

Imediatamente, se deslocaram até o km 35, da CE 040, na localidade de Patacas, em Aquiraz, chegando no local em cerca de 10 minutos.

De acordo com o 2º tenente 2⁰ tenente Kleber Oliveira Amaro, “no local verificamos a veracidade dos fatos; um veículo com cinco passageiros colidiu com um poste e este veio a cair sobre o mesmo. O condutor ficou preso às ferragens e os demais passageiros conseguiram sair sozinho com pequenas escoriações pequenas pelo corpo”, detalhou o comandante do socorro.

O resgate

Contudo, a vítima, o condutor do veículo de 19 anos de idade, presa foi resgatada com a utilização do kit desencarcerador que contém ferramentas de: Alargamento, corte e extensão.

Além disso, considerando que o poste caiu sobre o veículo foi necessário que a guarnição realiza-se o rebatimento completo do teto, assim como, os cortes na coluna A e B do veículo.

ferramentas do kit de desencarceramento, a combustão e elétrica

Ainda assim, se constatou que a vítima resgatada se encontra com uma possível fratura, não aparente, no fêmur esquerdo. Assim,
a vítima após desencarcerada, imobilizada e estabilizada seguiu para uma avaliação de trauma intra hospitalar por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De forma coordenada e eficiente, os bombeiros utilizaram cortadores hidráulicos para remover as partes do veículo que mantinham a vítima presa, enquanto também empregavam espaçadores e estabilizadores para garantir a segurança durante o processo. Palavras de ordem como calma, confiança e destreza permeavam o ambiente, refletindo a expertise e preparação da equipe.

CBMCE resgata vítima presa às ferragens na CE 040, em Aquiraz

área de descarte de material

Por fim, atuaram na ocorrência, o 2º tenente Amaro, cabo Castelo, soldado Armando e soldado Paulo Henrique. 2ª Companhia de Busca e Salvamento – Quartel do Cambeba.

Além do Corpo de Bombeiros, somou esforços na ocorrência o Samu e o BPRE.