20 de maio de 2023 - 13:59 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | 4ª Companhia do 1º Batalhão - José Walter

4ª Companhia do 1º Batalhão resgata cão de cacimba no Bairro Cidade Nova

Corpo de Bombeiros resgata animal de cacimba no Bairro Cidade Nova, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.

Primeiramente, por volta das 10h05, da manhã deste sábado, 20 de maio de 2023, os bombeiros militares do quartel do José Walter, 4ª Companhia do 1º Batalhão, resgataram de uma cacimba o cão de nome ZAYON, cujo tutor é o Senhor Paulo Henrique.

Como também, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) que acionou a 4ª Companhia. Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até a Rua Santa Tereza, no Bairro: Cidade Nova.

O resgate

Além disso, o socorro ao chegar no local, após reconhecimento, constatou que o cão se encontrava dentro de uma cacimba sem estrutura, somente cavada na areia, com risco de fechamento de paredes e com volume de água considerável.

De acordo com o 1º tenente Moacir Parente, “colocamos uma escada prolongável dentro da cacimba para que o animal se apoiasse nela e pudesse descansar um pouco”, enfatizou o comandante do socorro.

Em síntese, “por meio de uma corda, conseguimos laçar e trazer o ZAYON a terra firme, sem machucado aparente”, concluiu o oficial.

Corpo de Bombeiros resgata animal de cacimba no Bairro Cidade Nova

Contudo, apesar do susto, o animal parecia estar bem e foi entregue aos cuidados de seu tutor ileso.

Corpo de Bombeiros resgata animal de cacimba no Bairro Cidade Nova

ZAYON agradeceu o resgate acarinhando os bombeiros

Por fim, atuaram no resgate do Zayon, o tenente Parente, o subtenente Pereira, o sargento Argeu e o soldado Galdino. Na viatura Auto Bomba Tanque 55 (ABT 55).

4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – Quartel do José Walter

Prevenção

Ao passo que, o incidente serve como um lembrete para a importância de garantir a segurança dos animais de estimação e evitar o acesso a locais perigoso. Nesse ínterim, o CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.

Assim como, em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.