Por que evitar entrar no mar após consumir álcool?

19 de maio de 2023 - 16:13 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará – Por que evitar entrar no mar após consumir álcool?

Por que evitar entrar no mar após consumir álcool? A combinação de álcool e atividades aquáticas pode ser extremamente perigosa. Como também, vamos detalhar os motivos pelos quais não devemos entrar no mar depois de ter consumido bebidas alcoólicas. A segurança deve ser sempre prioridade ao desfrutar de momentos à beira-mar.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o álcool afeta negativamente as habilidades motoras e o julgamento. Por conseguinte, o consumo de bebidas alcoólicas compromete o equilíbrio, a coordenação e a velocidade de reação do indivíduo. Portanto, ao nadar ou praticar qualquer atividade no mar, essas capacidades reduzidas aumentam consideravelmente o risco de acidentes e afogamentos.

A ingestão de álcool

Além disso, a ingestão de álcool pode levar à desidratação. Ou seja, diminuição dos níveis de hidratação no organismo. A exposição ao sol e a atividade física no mar já exigem um maior cuidado com a hidratação. Com o álcool, essa preocupação torna-se ainda mais relevante. Assim, a desidratação pode levar a cãibras musculares, exaustão e até mesmo insolação. Essas condições, combinadas com os efeitos do álcool, podem resultar em problemas de saúde graves enquanto se está na água.

Os riscos

Ademais, é fundamental mencionar os riscos da redução da capacidade de percepção. Similarmente, a capacidade de julgar corretamente as condições do mar, como correntes fortes, ondas perigosas ou mudanças repentinas do tempo, pode ser prejudicada pela intoxicação alcoólica. O álcool pode alterar a consciência e impedir que se perceba a gravidade de determinadas situações, levando a comportamentos arriscados e imprudentes.

Em suma, a combinação de álcool e atividades no mar é uma mistura perigosa. Em conclusão, os efeitos do álcool comprometem a coordenação motora, o julgamento e a percepção, aumentando significativamente o risco de acidentes e afogamentos. Além disso, a desidratação causada pelo álcool pode agravar os problemas relacionados à exposição ao sol e à atividade física na água. Ao priorizar a segurança e o bem-estar, é essencial evitar entrar no mar após ingerir bebidas alcoólicas.

Leia um pouco mais sobre prevenção aquática, clique aqui!