11 de maio de 2023 - 06:51 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

4ª Companhia do 1º Batalhão resgata serpente Jiboia no motor de veículo

Corpo de Bombeiros resgata serpente Jiboia no Parque Dois Irmãos, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança acionou os bombeiros, na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 6 horas. Imediatamente os bombeiros militares se deslocaram até a Rua Cento e Dois, no Parque Dois Irmãos, em Fortaleza.

De acordo com o Senhor Edinilson da Costa, “sou motorista de aplicativo, retirei o veículo da garagem e ao abri-lo para verificar o nível da água do carro, logo visualizei a serpente”, informou o solicitante da ocorrência.

Ainda assim, “resgatamos o animal com cerca de 1 m, que de modo aparente não apresentava nenhum machucado e a soltamos em seu habitat natural, longe da civilização mas próximo de uma fonte de água natural”, informou o tenente Carlos.

Por fim, a guarnição do José Walter que resgatou a serpente: tenente Carlos, subtenente Pereira, subtenente Aldemir e sargento Silveira.

Em síntese, a legislação ambiental protege os animais silvestres.

Contudo, devemos sempre manter distância destes animais para evitarmos acidentes, pois estes podem atacar.

Além disso, se precisar, acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193, a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, inclusive em finais de semana e feriados.

Em resumo, se informou que o animal estava muito valente e deu trabalho para ser capturado pelo solicitante. Não recomendados, poderia ter ocorrido um acidente.

Resgate de animais em 2023

CBMCE resgata 3.875 animais no 1º quadrimestre deste ano. Sobretudo, os resgates ocorreram entre 1º de janeiro a 30 de abril, em todo o Ceará. Enquanto, no mesmo período em 2022, resgatamos 3.421 resgates de animais.

Leia mais sobre os resgates de animais.

A serpente Jiboia

Corpo de Bombeiros resgata serpente Jiboia no Parque Dois Irmãos

Por fim, a jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.