Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio apresenta balanço do primeiro quadrimestre

10 de maio de 2023 - 08:30 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio apresenta balanço do primeiro quadrimestre

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – Balanço 1º quadrimestre

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio apresenta balanço do primeiro quadrimestre.

Em síntese, as ações do Comando de Engenharia, envolvem análise e vistorias de projetos  que resultaram 11.757 ações nos quatro primeiros meses do ano. Enquanto que em 2022, estas ações impactaram 9.761 ações.

Nesse sentido, o Comando de engenharia é o setor responsável pelas fiscalizações de segurança contra incêndio.

Como também, após levantamento de dados junto ao Sistema de Controle de Vistorias (SCAT), identificou um  número crescente de serviços técnicos realizados.

O CEPI além das fiscalizações na área técnica, também realiza inspeções fiscalizadoras demandadas pelo Ministério Público.

Bem como, realiza operações conjuntas com equipes da Prefeitura de Fortaleza, Agência Nacional de Petróleo e as operações integradas com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), verificando estabelecimentos irregulares, prevenindo e inibindo diversos crimes. Os serviços técnicos apresentaram os seguintes dados:

CEPI BALANÇO 2022

Fonte: SCAT/COTIC – Coord. de Tecnologia da Informática e Comunicação/SSPDS

Em resumo, nos dados de 2022, observamos que nos serviços de análises de projetos houve um incremento de 12,87% nesse setor. Ou seja, aquelas edificações com mais de 750m2 de área construída.

Ainda assim, nas vistorias técnicas realizadas, entre 2021 e 2022, um incremento de mais de 26,08% nessa atividade, traduzindo em maior segurança esse crescimento no percentual de edificações vistoriadas e certificadas.

Fiscalização

Em síntese, O Comando de Engenharia realiza vistorias nas edificações para a emissão do documento que se chama CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.

Como também, realiza periodicamente fiscalizações para verificação da documentação e dos sistemas preventivos.

Assim, quando da ausência desses itens, são aplicadas algumas sanções, dentre elas notificações, multas, embargos ou no limite interdições.

Enfim, tudo em prol da garantia da segurança dos clientes e funcionários no estabelecimento.

Legislação

A luz do Artigo 4°, parágrafo 2°, inciso I e III da portaria 182/2020 do CMDO/CBMCE.

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi)

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações.

Por fim, desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.

Vidas alheias e riquezas salvar!