Corpo de Bombeiros resgata vítima de soterramento em Santana do Acaraú

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata vítima de soterramento em Santana do Acaraú

a 1ª Companhia do 3º Batalhão resgatou a vítima com vida

Corpo de Bombeiros resgata vítima de soterramento em Santana do Acaraú, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A princípio, na manhã desta terça-feira (9), o Corpo de Bombeiros resgatou um funcionário de uma pedreira, sexo masculino e 28 anos de idade, que se encontrava soterrado, no distrito de Parapui, em Santana do Acaraú.

Sobretudo, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (Ciops – Sobral) acionou os bombeiros militares de Sobral por volta das 14h05. Imediatamente, a guarnição de busca e salvamento da 1ª Companhia do 3º Batalhão se deslocou até o local da ocorrência.

O resgate

Nesse sentido, após intensa operação de resgate, os bombeiros militares com apoio de seus companheiros e da empresa, conseguiram retirar a vítima do soterramento. Ainda assim, felizmente, resgatamos o homem de 28 anos de idade com vida. Logo depois, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conduziu a vítima para avaliação intra-hospitalar.

De acordo com o subtenente Francisco Olavo da Silva, “ao chegamos no local, a vítima estava com 8o% do corpo no subsolo, haja vista dos colegas dentro das suas possibilidades conseguiram tirar a terra da parte superior da vítima”, informou de modo preliminar o comandante do socorro.

Em síntese, “assumimos o trabalho de resgate, a princípio isolando toda área sinistrado, de modo a salvaguardar os demais no local e deixando roda de fuga para desabamento”, esclareceu a estratégia.

Do mesmo modo, com uso do protocolo padrão, “iniciamos o trabalho de formiguinha, com segurança e paciência, sempre interagindo com a vítima e revezando a equipe de escavação”, detalhou.

Contudo, “após 2h20 min de chegarmos no local, por volta das 16h29, obtivemos êxito no resgate da vítima com vida e sem lesões expostas”, enfatizou.

“Logo depois, estabilizamos com o protocolo atendimento pré-hospitalar (APH), a vítima que estava consciente e bem emocionada e tomado de gratidão a todos que abaixo de Deus, contribuíram no seu resgate”.

Além do Samu, a Polícia Militar, além dos bombeiros militares, somaram esforços no resgate da vítima.

Por fim, a guarnição de busca e salvamento de Sobral que resgatou a vitima. 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Sobral.