9 de maio de 2023 - 09:53 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Corpo de Bombeiros do Mato Grosso realizou o Curso

Bombeiros do Ceará concluem Curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais, realizado no Batalhão de Emergências Ambientais do CBMMT.

A princípio, o capitão Sócrates e o soldado Pardaillan, combatentes florestais do Bombeiro do Ceará, concluíram com êxito o Curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais no Batalhão de Emergências Ambientais do CBMMT.

O Batalhão de Emergências Ambientais

Como também, o Batalhão de Emergências Ambientais contempla três companhias. Uma de incêndio florestal, outra de produtos perigosos e a de aviação. Ainda assim, na companhia de incêndio florestal existe a Sala de Situação. Por ela eles fazem o monitoramento dos Incêndios em todo estado.

Nesse sentido, “conhecendo essa estrutura, nós vamos poder adaptar para a nossa realidade”, comentou o capitão Sócrates Honório.

Foi muito oportuno. com a previsão dos meteorologistas de chegada do fenômeno El Nino, situação que agrava a estiagem no Ceará e eleva a temperatura média, aumentam as chances de ocorrências dos grandes Incêndios.

“Vamos poder gerar estatísticas e relatórios, esclarecendo as regiões mais críticas no estado, trabalhando a fase pré-evento, a prevenção, que é a fase mais importante”, disse.

Além disso, “durante um incêndio vamos gerar informações relevantes para a resposta, como condições do vento, mapa georreferenciado que auxilia a orientação da tropa no terreno, os primeiros focos de calor e possível direção de crescimento do fogo, condições do relevo”, enfatizou.

Do mesmo modo, o soldado Pardaillan disse que, “é importante a atualização do conhecimento”, comentou, atualmente lotado na companhia do Crato, cidade que contempla uma das Unidades de Conservação mais importantes, a FLONA Araripe, berço do Soldadinho do Araripe, ave ameaçada de extinção.

Contudo, vivenciou um grande incêndio em 2019, que queimou mais de 2 mil hectares. Agora, ele vai gerar dados importantes desse incêndio, como área queimada, o que possibilita dimensionar o tamanho do impacto na natureza. (ver mapa a seguir).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Em síntese, o comando do CBMCE está muito sensível quanto ao problema dos Incêndios Florestais no Ceará. Por isso enviou os dois militares ao Mato Grosso para conhecer de perto as boas práticas daquela corporação e adquirir informações valiosas para a preservação ambiental.

Por fim, o comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), o tenente coronel Gledson Rodrigues, também está atento a essa evolução. O interior do estado sofre no segundo semestre do ano com esse fenômeno, agora ele vai poder ter ganhar mais ferramentas no controle dos Incêndios.