Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Itaitinga

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Asscom/CBMCE

Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Itaitinga

Bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) debelam incêndio florestal em Itaitinga

Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Itaitinga. Duas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM), com sede na Messejana, foram acionadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para debelar um incêndio florestal na serra do Ancuri, no Município de Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

De acordo com o primeiro tenente Aurélio Almeida, ” ao chegarmos no local, com ventos fortes, percebemos que o fogo estava sendo direcionado para a serra, subindo chegando proximo a subestação de tratamento de água e algumas casas próximas, por conta da mata fechada e muita fumaça não conseguimos visualizar os focos”, relatou o comandante do socorro.

CBMCE - incêndio florestal em Itaitinga

Pelo exposto, foi solicitado apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) que foi de suma importância no controle e orientação das equipes em terra, informando de cima por meio de rádio, dessa forma as guarnições realizaram um combate mais efetivo das chamas e debelaram o incêndio sem danos as residências e ao patrimônio público.

A área atingida foi estimada em 900 m2. O material de combate utilizado foram abafadores e bombas costais.

CBMCE - Incêndio florestal em Itaitinga

O acionamento se deu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por volta das 11h20 da manhã deste domingo (22). Atuaram na ocorrência os seguintes bombeiros militares da Messejana: tenente Aurélio, aluno do CHO, Caldas, subtenente Helder, subtenente M. Araújo, subtenente kilderi e cabo Olegário. Pelo Reforço Operacional (IRSO), o tenente Luiz Júnior, subtenente Farles, soldado Adrião, além de uma aeronave da Ciopaer.

Operação Floresta Branca

CBMCE lança operação “Floresta Branca” com foco na redução de incêndios florestais.

CBMCE Operação Floresta Branca

Respostas Operacionais

Devido ao aumento significativo de ocorrências relacionadas a incêndios florestais e, considerando que o CBMCE tem outras atribuições operacionais que não devem deixar de ser atendidas, foi admitida a necessidade de deflagrar a divisão da resposta operacional aos incêndios em vegetação em duas respostas.

A primeira resposta será composta pela guarnição que está no serviço ordinário, com ferramentas, materiais e viaturas já disponibilizadas. O objetivo é efetuar o combate, realizar a evacuação de pessoas e animais e proteger patrimônios e vegetação. Já a segunda, será composta por militares que estão de folga do serviço ordinário, contando com no mínimo 13 combatentes, sendo que o comandante da operação deve possuir competência e conhecimento específico dos incêndios florestais adquiridos através do Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A principal finalidade desta Guarnição de Combate aos Incêndios Florestais (GCIF), equipe extraordinária, é combater as chamas até o total controle e extinção dos focos,