CBMCE realiza capacitações com certificação internacional em CATS – 2023

4 de maio de 2023 - 14:37 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE realiza capacitações com certificação internacional em Atendimento a Tentativas de Suicídio – 2023

Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio – 2023

No dia 02 de maio de 2023, o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS CBMCE) chegou a sua trigésima quarta edição e está recebendo a visita da Psicóloga Zulma Ângulo da cidade de La Paz, Bolívia e o Coronel RR Onivan Elias de Oliveira da Polícia Militar da Paraíba, um dos profissionais brasileiros com mais pesquisas e obras literárias de segurança pública lançadas em solo nacional. Só neste ano de 2023 é a quinta vez que o CATS está sendo ministrado.

Balanço 1º quadrimestre de 2023

Em janeiro deste ano, o CATS foi ministrado no Batalhão de Socorro de Urgência – BSU, tendo alcançado a marca de 1000 concludentes. Logo depois do carnaval, no mês de março, foi ministrado em Fortaleza, juntamente com treinamento para multiplicação de prevenção de suicídios e recebendo instrutores de outras instituições como a conferencista internacional Fabiana Vasconcelos do Instituto Dimicuida e o Psicólogo e Bombeiro Colombiano Carlos Cardona de Medellin, formando 30 participantes bombeiros militares, policias militares, guardas municipais que operavam em segurança pública e um policial rodoviário federal e um policial federal.

Em abril, na cidade de Tauá – CE foram formados mais 21 profissionais de segurança pública. No final do mês de Abril, o CATS Itinerante esteve na cidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, em parceria com a secretária de Saúde local, com o Fundo de Assistência ao Policial Militar do Mato Grosso do Sul, com o Corpo de Bombeiros Sul Matogrossense e o Corpo de Bombeiros do Acre e formou mais 29 profissionais de segurança pública bombeiros, policiais militares e um policial rodoviário federal alcançando 1054 concludentes.

A Certificação Internacional

O CATS é promovido e certificado atualmente pela Federação Internacional de Psicologia das Emergências em parceria com o CBMCE e outras instituições parceiras como o Ministério Publico do Estado do Ceará com o Programa Vidas Preservadas.

No mês de agosto deste ano, está previsto mais um CATS com a participação especial da terapeuta ocupacional e suicidologista James Boland de Liverpool – Reino Unido, mais oportunidade de trocas interculturais que marcam um curso que se tornou uma referências para outras instituições.

Por fim, instrutores do CATS do CBMCE e um oficial da PMPB, bombeiros militares colaboradores e uma psiquiatra da ABIPS SSPDS escreveram trabalho cientifico sobre os atendimentos operacionais do CBMCE em ocorrência de tentativas de suicídio. O referido trabalho foi avaliado e aprovado para apresentação no Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios (International Association for Suicide Prevention – IASP) que acontecerá na cidade de Piran – Eslovênia, neste ano de 2023.

Prevenção – Caso precise de ajuda!

Caso você precise de ajuda, o Centro de Valorização da Vida, CVV, atende pelo número 188 ou pelo chat online em www.cvv.org.br. Em casos de urgência e emergência, ligue 193, 190 ou 192, telefones do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.