CBMCE resgata 249 banhistas de afogamentos no 1º quadrimestre de 2023

3 de maio de 2023 - 10:45 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE resgata 249 pessoas de afogamento no 1º quadrimestre de 2023

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE resgata 249 banhistas de afogamentos no 1º quadrimestre de 2023.

Sobretudo, as prevenções de combate a afogamentos realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resultaram no salvamento de 249 banhistas. Os dados são referentes aos primeiros quatro meses deste ano. Contudo, o número é superior à quantidade geral de salvamentos realizados no mesmo período de 2022 e 2021, onde foram salvos 221 e 75 banhistas de afogamentos, respectivamente.

Como também, no balanço quadrimestral deste ano, o mês de janeiro foi o que mais teve vidas resgatadas de afogamentos. Ao todo, foram 100 banhistas salvas. Enquanto que em fevereiro, março e abril, 66, 34 e 49 banhistas foram salvos, respectivamente.

Balanços de afogamentos

Nesse sentido, quanto ao levantamento geral de 2022, os dados apontam que 644 banhistas foram resgatados. Esse número superou os anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 563 e 526 banhistas, respectivamente. Os dados englobam banhistas cearenses, de outros estados e internacionais.

Dicas que fazem a diferença

Em síntese, respeite as sinalizações, os avisos de perigo e as orientações dos guarda-vidas. É importante que você nade apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas; Equipamentos flutuantes e boias dão uma falsa sensação de segurança; Se você ingressar em uma corrente marinha e não conseguir sair dela, chame socorro; Ainda assim, se você não possui treinamento em salvamento aquático, nunca entre na água para salvar uma vítima. Ligue para o Corpo de Bombeiros (193) e aguarde a chegada dos profissionais.