Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados com queimaduras

2 de maio de 2023 - 12:05 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) | Fotografia: Gilseppe Bonazi - CB BM

Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados com queimaduras

Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) orienta sobre os cuidados com queimaduras

Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados com queimaduras.

A princípio, os socorristas do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros do Ceará orientam sobre os cuidados que devemos ter com queimaduras.

Sobretudo, como diz aquele velho e conhecido ditado popular “não brinque com fogo”. Além do fogo propriamente dito, devemos ter cuidados ao manipular panelas com óleo quente, fogos de artifício. Bem como, todo e qualquer objeto ou atividade que será necessário a utilização de fogo ou temperaturas elevadas.

Contudo, não podemos deixar de citar que excesso de exposição ao sol sem proteção por tempo elevado, pode gerar queimaduras.

Assim, me queimei, o que eu faço? Calma, nós iremos te ajudar! Vale lembrar que as queimaduras são classificadas em primeiro grau, segundo grau, terceiro grau e quarto grau e para cada tipo é preciso de cuidados específicos.

Queimaduras de primeiro grau

Primeiramente, lesão mais leve, afetando a camada mais externa da pele (epiderme).

* Lavar o local atingido com água corrente por 05 minutos.

Queimaduras de segundo grau

afeta duas camadas da pele, sendo, derme e a epiderme.

* Lavar o local atingido com água corrente por 15 minutos e manter a lesão limpa e com uma gaze para evitar infecções.

* Uso de cremes antibióticos ou analgésicos, nesse caso, somente sob prescrição médica.

Queimaduras de terceiro grau

Em síntese, são lesões mais graves, onde afetam a camada de gordura abaixo da pele as vezes, chegando as terminações nervosas.

* Pele escurecida.

* Dormência no local atingido.

Queimaduras de quarto grau

Por fim, essas são gravíssimas, sendo estendida até os tendões ou ossos. Ainda assim, nesse caso é necessário o socorro imediato, conduzir a vítima a unidade hospitalar especializada com a maior brevidade possível. Dependendo das proporções ou da região atingida, poderá causar morte.

193, O telefone que Salva.

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.