Prevenção e cuidados do Corpo de Bombeiros

29 de abril de 2023 - 10:10 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Prevenção e cuidados do Corpo de Bombeiros

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará

Prevenção e cuidados do Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por conta do feriadão, recomenda que o cidadão ao viajar, antes de tudo, deve verificar se todos os aparelhos da casa estão desligados. Bem como, é importante, também, desligar o disjuntor de energia e o registro de gás, para evitar possíveis incêndios. Nesse período, se a casa estiver vazia deixar a campainha desligada, e pedir para algum vizinho verificar o imóvel.

Como também, a major Juliany Freire, orienta para alguns cuidados, “em casas de praia com piscina, se beber não entrar na piscina, lagoas ou no mar. Na praia procure um posto de guarda-vidas que possa orientar sobre as correntes marítimas e relevo da praia. Se ingerir bebida alcoólica, o risco de afogamento aumenta. Em situações de afogamento identifique onde a vítima está e acione o posto de guarda-vidas mais próximo”, explica a assessora de comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Ainda assim, O CBMCE orienta ainda os banhistas a não tentarem lutar contra a correnteza, mas flutuar, erguer a mão e pedir ajuda.

Prevenção e cuidados do Corpo de Bombeiros

De olho nas crianças

Em outras palavras, criança brincando no mar é risco com certeza, por isso devemos ficar atentos e sempre deixá-las sob a supervisão de um adulto.

Contudo, devemos protegê-las para que elas não sejam expostas a possíveis perigos que se potencializam pela baixa estatura da criança e pela pouca maturidade em lidar com os movimentos imprevistos das águas.

Por isso, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.

Assim como, “os cuidados com as crianças devem ser redobrados, os pais ou responsáveis devem conversar com elas e estabelecer regras de seguranças. Importante destacar que boias não são um item de segurança. Nos postos do CBMCE, os pais ou responsáveis podem procurar a pulseirinha de identificação para colocar na criança”, ressalta a major.

Ainda assim, é comum, as ocorrências de crianças perdidas na faixa de areia. O CBMCE dispõe de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas. Ao receber a pulseirinha, o pai ou responsável põe seus dados e contatos para serem utilizados caso a criança se perca.

Como acionar o CBMCE?

Por fim, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Vidas alheias e riquezas salvar!