26 de abril de 2023 - 20:14 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros do Ceará realiza torneio de cães de resgate

as habilidades dos cães são avaliados em cenários que simulam ocorrência real

Em primeiro lugar, O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou, nesta quarta-feira, (26), o 1º Torneio de Cães de Resgate, realizado na sede da Companhia de Busca com Cães (CBCães), no bairro José Walter, em Fortaleza.

O Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate

Sobretudo, na semana que se comemora o Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate, anualmente comemorado no último domingo de abril, Como também, em alusão a data, se aproveitou a oportunidade, para além da comemoração, se concebeu uma competição que busca testar e avaliar as habilidades dos animais de resgate.

A Companhia de Busca com Cães (CBCães)

Ainda mais, a Companhia dispõe de doze binômios (cão e condutor)com um rico currículo com atuais que vão além do Estado e da Região Nordeste. Por exemplo, o desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Bem como, nas buscas do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais. Além disso, com atuações nas buscas após fortes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro e na cidade de Recife, no Estado de Pernambuco

O torneio e suas provas

De acordo com o capitão Eliomar Alves, comandante da Companhia, “o torneio tem como principal objetivo aplicar os treinamentos. Com base no que é feito na prova da certificação nacional, o torneio foi dividido em três etapas”. enfatizou.

Primeiro, a prova de obediência e destreza, composta por dez exercícios que testam o controle do condutor sobre o cão, como andar com o animal sem a guia e a realização de comandos, com obstáculos que simulam um cenário de desastre.

O torneio também conta com duas provas de busca. Uma delas é a caixa de indicação, em que três caixas são dispostas, e o animal deve acertar em qual das caixas a vítima está, sem conseguir visualizá-la.

Por fim, a última prova ocorrerá na tarde desta quarta-feira, (26), na fazenda Terra na Veia, em Maracanaú. Em síntese, no local, “vamos simular uma ocorrência de uma pessoa desaparecida na mata e contagem de tempo. Assim, o cão também terá que encontrar a vítima, mas, desta vez, em uma busca rural”, informou o capitão Eliomar.