CBMCE – Estacionar ao lado de hidrante da multa?

22 de abril de 2023 - 11:06 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE - Estacionar ao lado de hidrante da multa?

inicialmente, você sabe o que é um hidrante?

CBMCE – Estacionar ao lado de hidrante da multa? A resposta é SIM! Ou seja, estacionar ao lado de um hidrante é considerado uma infração de trânsito e pode resultar em uma multa. Sobretudo, isso ocorre porque um hidrante é um equipamento de combate a incêndios. Bem como, precisa estar sempre acessível aos bombeiros militares em caso de emergência.

De acordo com o Código de Transito Brasileiro (CTB) – Lei 9503/97 | Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, é infração estacionar junto ou sobre hidrante de incêndio.

Do mesmo modo, a lei de trânsito prevê que estacionar em locais onde haja a sinalização de proibição ou em locais que prejudiquem o trânsito é considerado uma infração grave, com perda de pontos na carteira de habilitação e multa. No caso específico do hidrante, o Item VI do Artigo 181 do CTB detalha: “estacionar junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água, tampas de poços de visita de galerias subterrâneas é uma infração com previsão de penalidade e medida administrativa de remoção de veículo”.

Portanto, para evitar transtornos e prejuízos, é importante sempre observar a sinalização e não estacionar ao lado de hidrantes ou em locais proibidos.

Mas afinal, o que é um hidrante?

Conforme a NORMA TÉCNICA Nº 001/2008, no item 4.5.10, “o Hidrante urbano é dispositivo de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros para abastecimento de viaturas em operações de extinção de incêndio”.

Ainda assim, encontramos os hidrantes geralmente ruas ou em locais públicos e sempre na cor vermelha.

Em outras palavras, eles são conectados a uma rede de abastecimento de água e fornecem uma fonte de água pressurizada para combater incêndios.

Em síntese, os bombeiros militares podem conectar suas mangueiras aos hidrantes e utilizar a pressão da água para combater o fogo.

Ou seja, os hidrantes são uma parte importante da infraestrutura de combate a incêndios em muitas comunidades.