19 de abril de 2023 - 11:23 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats) mais uma turma

Corpo de Bombeiros forma mais uma turma do CATS, em Tauá-CE, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

Sobretudo, na manhã desta terça-feira, 18 de abril de 2023, a 3ª Companhia do 3º Batalhão, com sede em Tauá, realizou a formatura do XXXII Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (XXXII Cats), coordenado pelo tenente-coronel Edir Paixão.

Como também, o comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), o tenente-coronel Gledson Barbosa, além do  comandante da companhia, o tenente-coronel Rômulo Freitas compareceram e prestigiaram a formatura.

Em síntese, o curso formou 21 militares, sendo 18 bombeiros e 3 policiais. Ou seja, a capacitação possibilita que os profissionais possam atender ocorrências de urgência e emergência, em tentativas de suicídio e também fomentar o olhar de autocuidado e de cuidado entre pares.

Depoimentos

“O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats) é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da Organização Mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios, com trabalho focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) – e para população em geral. Além disso, quando capacita também para trabalho entre múltiplas instituições atende a uma necessidade real que se encontram nas ruas em situações limites de tentativas de suicídios: diversas instituições trabalhando juntas para salvar vidas”, comenta o tenente coronel Edir Paixão, idealizador e coordenador do Cats.

“Eu subtenente bombeiro militar Ladston, próximo 27 anos de serviço prestados ao CBMCE. Concluir na data de ontem(18/04/2023) o curso de atendimento a tentativa de suicídio (Cats). Esse curso tornou-se importante pra mim pois trouxe uma visão diferente ao atendimento em ocorrências dessa natureza. Um olhar mais humanizado e científico no diálogo com a vítima, técnicas de aproximação com segurança para a vítima e os militares que terão envolvimento na ocorrência, pois muitas vezes a vítima está querendo somente ser ouvida. Por motivos variados desesperou-se a cometer esse intento. Agora concluído o curso percebi que os conhecimentos adquiridos nesse curso serão levados para uma vida inteira, podendo ser utilizados em qualquer hora e momento.

Agradeço ao tenente-coronel Edir Paixão e todos instrutores do curso.

Sobre o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats)

Por fim, o Cats tem carga horária de 40 horas/aulas, distribuídas com conteúdo teórico, 20 horas/aulas, e práticas de simuladas, mais 20 horas/aulas. Como também, o curso visa a formação de interventores em tentativas de suicídio. Contudo, já formou militares de mais de 20 estados brasileiros, como também de fora do país, ´como os bombeiros da Guiana Francesa, policias da Argentina e um bombeiro da cidade de Fátima, em Portugal.