8 de abril de 2023 - 09:34 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Salvamento 2 atua em ocorrência de corte de árvore caída sobre residência

Corpo de Bombeiros corta árvore que caiu sobre residência na Paupina, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

A princípio, na trade desta sexta-feira (7), um cajueiro tombou e seus galhos caíram sobre uma residência na Paupina.

Primeiramente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou o Corpo de Bombeiros que realizou o corte da árvore, liberando a residência do risco e seus prejuízos. Como também, o incidente não deixou feridos mas causou danos. Imediatamente, o salvamento 2 se deslocou até a Rua Luiz Francisco Xavier, por volta das 14 horas da tarde.

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “o cajueiro danificou algumas telhas, o muro lateral, o portão da frente do terreno, a fiação da internet e o tronco principal encostou na residência”, informou o comandante do socorro.

Salvamento 2 da 2ª Companhia de Busca e Salvamento

Em síntese, o solicitante informou que um cajueiro caiu sobre sua residência. Como também, “chegando ao local visualizamos vários galhos e troncos sob os telhados da casa e na fiação da rua”, relatou o tenente. Bem como, “contamos com apoio da concessionária de energia para desenergizar o ambiente,  para que pudéssemos iniciar os serviços de corte”, concluiu o comandante do socorro.

Ainda assim, “após 5 horas de serviço, removemos todos os riscos. Além, de conseguimos cortar a árvore que estava em cima da casa. Não houver ninguém ferido, somente danos materiais”, concluiu o 1º tenente Torquato.

Por fim, atuaram na ocorrência: 1º tenente Torquato, cabo Castelo, cabo Gleison e cabo Matheus Marinho.

Balanço

Corpo de Bombeiros do Ceará cortou 513 árvores em perigo 2023. Sobretudo, estes números representam as ocorrências de árvores no chão, telhados e caídas em veículos ou vias públicas, em todo o Ceará. Como também, representam, o 1º trimestre de 2023, entre 01 de janeiro e 31 de março de 2023.

Em resumo, em 2.022 o CBMCE atendeu 1.522 ocorrências de árvore em perigo. Enfim, o número de 2.022 é superior aos números de 2021, 2020 e 2019, quando foram registrados respectivamente, 826, 782 e 839 cortes de árvores em perigo, respectivamente.

Por fim, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor) da Prefeitura de Fortaleza realiza o serviço de poda e corte de árvore programada.