Boletim Informativo da Defesa Civil Estadual

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Boletim Informativo da Defesa Civil Estadual

Boletim Informativo da Defesa Civil Estadual – 04 de abril

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulga boletim situacional dos municípios em situação de emergência.

De acordo com relatório, foram registrados 551 casos de desabrigados, 2140 casos de desalojados, 26 casos de feridos, e 6 mortes.

Ainda aguardamos a consolidação dos números de alguns municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

De acordo com relatório, 74.298 pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado.

🚨Municípios em Situação de Emergência (16)🚨

🟩 Reconhecidos:
▪️Altaneira
▪️Missão Velha
▪️Aratuba
▪️Antonina do Norte
▪️Guaramiranga
▪️Itapipoca
▪️Uruburetama
▪️Porteiras
▪️Deputado Irapuan Pinheiro

🟧 Em análise pela Defesa Civil Nacional:
▪️Tururu
▪️Senador Pompeu
▪️Itapajé

🟧 Em análise pela Defesa Civil Estadual:
▪️Umirim
▪️Pedra Branca
▪️Lavras da Mangabeira

🟦Aguardando cadastro no S2iD:
▪️São Benedito

🚨Municípios em Estado de Calamidade Pública (1):

🟩 Reconhecidos:
▪️Milhã

📊Números Totais
▪️Desabrigados: 551
▪️Desalojados: 2140
▪️Feridos: 26
▪️Mortos: 6
▪️Desaparecidos: 0
▪️Afetados: 74.298

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID)

Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD é a plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos da Sedec, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas.

Em síntese, no S2iD é possível solicitar recursos do governo federal para ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e solicitar reconhecimento. Assim, o município realiza as solicitações via sistema e pode consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos e de reconhecimento federal. Como também buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil