Corpo de Bombeiros do Ceará: Como agir em casos de dedo preso em anel?

1 de abril de 2023 - 10:00 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Prevenção O que fazer com dedo preso em anel

2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – Quartel de Horizonte

Corpo de Bombeiros do Ceará: Como agir em casos de dedo preso em anel? A princípio, você sabia que ao longo do dia nossas mãos incham? E isso devido a mudança climática ou hábitos alimentares. Em decorrência desse inchaço das mãos, os anéis ou outros objetos podem entalar nos dedos, prendendo a circulação e causando desconforto. Inicialmente, não se dá importância, mas logo aquele desconforto torna-se insuportável. Imediatamente o quadro evolui, o dedo fica inchado e muda de cor, daí você entra em dilema, não quero perder meu anel querido e muito menos o seu dedo. Contudo, nem sempre é possível salvar os dois ao mesmo tempo.  Enfim, para alguns casos críticos a única solução possível é serrar o anel ou o objeto.

Do mesmo modo, na tarde desta sexta-feira (31), no Centro da Cidade de Horizonte, os bombeiros militares removeram uma peça de guarda-chuva do dedo de uma criança de 6 anos de idade. Além disso, uma ambulância trouxe a criança para a sede da 2ª Companhia acompanhada dos responsáveis, para fazer a retirada da peça que estava presa ao dedo da vítima. Porém, durante o atendimento o comandante do socorro optou levá-la a Unidade de Pronto Atendimento, considerando que a criança estava com sintomas de ansiedade. Contudo, enquanto se aguardava o médico de plantão a equipe fez a retirada do objeto e ela recebeu o devido atendimento e nada sofreu.

Em resumo, o atendimento durou aproximadamente 20min. Como também, se utilizou dois alicates para a retirada da peça metálica. Por fim, atuaram na ocorrência, o subtenente Adailton, o sargento Hermes, o cabo Rocha, o soldado R. Coelho e o soldado Levi.Corpo de Bombeiros do Ceará: Como agir em casos de dedo preso em anel?

Como agir em casos de dedo preso em anel e/ou objetos?

Primeiramente, antes de procurar uma ajuda profissional, recomendamos tentar, dependendo do seu caso, uma das técnicas a seguir, que as dividimos em três níveis, sendo: De movimentos (circulares e mãos para o alto) ; De uso de substancias (água e sabão, gelo, água e sal, produtos lubrificantes), Do uso de barbante (cordão, barbante ou fio dental e até luva cirúrgica), De redução do uso de sal.

Para evitar passar por esse desconforto, você pode prestar atenção em algumas dicas: Não usar anéis de outras pessoas, assim como, evitar usar anéis em dias muito quentes, nos quais você fique exposto ao sol por longo período. Como também, recomendamos retirar os anéis para se fazer as tarefas domésticas, igualmente para trabalhos que envolvam riscos. Sempre evite usar anéis durante atividades esportivas. Em suma, ao sentir que o anel está causando desconforto, remova-o imediamente.

Leia mais: Corpo de Bombeiros do Ceará explica como agir no caso de joias presas em dedo.