Mais um contribuição do Projeto “Memória do CBMCE” – Sargento Arnaldo Saboia de Alencar

29 de março de 2023 - 10:56 # #

Ascom CBMCE | Projeto “Memória do CBMCE” - Contribuição Sargento Arnaldo Saboia de Alencar

Projeto “Memória do CBMCE” contribui para o resgate do passado da Corporação

Projeto “Memória do CBMCE” – Sargento Arnaldo Saboia de Alencar

A princípio, já foram realizadas doze entrevistas em cerca de onze horas de gravações e seis destas memórias já foram editadas. Não pensamos em limites de entrevistamos, pois estamos buscando ouvir todos que se disponham e que se enquadrem neste perfil de ser: bombeiro militar, que se encontre na reserva remunerada e/ou reforma. Onde o fio condutor que os une se refletem por meio de suas memórias, vivências, histórias e registros.

Nesse sentido, as escutas tem sido de forma informal, através de conversas descontraídas que estão formando uma grande moldura, onde cada um tem seu espaço e suas memórias se somam e contribuem para o resgate do passado da Corporação. Como também, a recuperação destas memórias, que são ao mesmo tempo pessoais, coletivas e históricas, vai nos permitir a reconstrução ou ressignificação dos laços de gerações de bombeiros militares que estamos disponibilizando a sociedade alencarina.

O lançamento do Projeto Memória

Primeiramente, para o lançamento desta iniciativa, montamos um compilado dos quatro vídeos editados, somente para dar um gostinho das histórias, pois são tantas memórias, destacamos o coronel Fernando César Sales FURLANI que também falou sobre o Herói João Nogueira Jucá. Assim como, o subtenente Francisco das Chagas Fernandes GONÇALVES, um dos primeiros mergulhadores da corporação versa sobre seus resgates. Como também, a Dona Das Dores, fala sobre a carreira do seu esposo, o finado tenente coronel Raimundo NONATO da Cunha e um dos grandes incêndios de Fortaleza, ocorrido no Cine Majestic. E, o coronel José RONALD Brito sobre a criação do serviço de busca e salvamento, atualmente Batalhão de Busca e Salvamento. Dentre muitas histórias pessoais e coletivas que se complementam e se confundem com as histórias da sociedade alencarina.

Contuso, esta iniciativa foi idealizada no comando do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Ronaldo Roque de Araújo, gestão no período de 2021 e 2022.

Leia mais sobre o Projeto Memória.

Memórias do Sargento Arnaldo Saboia de Alencar

Dessa forma, divulgamos as memórias do sargento Arnaldo Saboia de Alencar, atualmente na reserva remunerada. O sargento Saboia ingressou no Corpo de Bombeiros em 1961. Em outras palavras, suas histórias de ocorrências que vão desde o incêndio nos terminais da Petrobras no Mucuripe, do Cinema Majestic, da Esmaltec, dos Armazéns Gerais pelos diversos incêndios nos mais variados locais. Ou seja, sua história de vida na corporação, em muitos momentos, se coincidem com a história do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Do mesmo modo, o atual coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros José Cláudio Barreto de Sousa declarou que “a escuta destas histórias vai contribuir com a preservação da memória de nossa corporação”. Como também, “no presente estamos respeitando o passado e almejando a melhoria do futuro”, ressaltou o comandante-geral.

Por fim, na medida que formos concluindo as entrevistas e suas respectivas edições, vamos disponibilizar todos os vídeos no canal do CBMCE.