Corpo de Bombeiros realiza operações de busca em Maracanaú

22 de março de 2023 - 11:49 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros realiza operações de busca em Maracanaú

1ª Companhia do 2º Batalhão realiza operações de busca em Maracanaú

Corpo de Bombeiros realiza operações de busca em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Nesse sentido, Bombeiros-militares realizaram buscas por pessoa desaparecida em mata no município de Maracanaú.

Na data de 21 de março de 2023, o Corpo de Bombeiros Militares, por meio da 1ªCIA /2ºBBM, completou 36h de operação de busca.

A CIOPS acionou a guarnição de salvamento (Salv 03) da 1ªCIA /2ºBBM, na manhã do dia 20 de março. Imediatamente, as buscas se iniciaram na lagoa do Vianinha, no bairro Cágado.

A pessoa desaparecida é um homem de 44 anos de idade, que pratica a pesca com arpão e que saiu de casa às 9h do dia 19/03/2023 e não retornou para sua casa. Ainda assim, as informações preliminares repassadas pelo solicitante, que é irmão da vítima.

Corpo de Bombeiros realiza operações de busca em Maracanaú

As buscas

De acordo com o subtenente Odair, “organizamos a operação de busca na lagoa do Vianinha, usando 2 flutuadores, uma garateia e um cabo dinâmico”, informou o comandante do socorro. Contudo, a operação durou inicialmente 4h, e teve que ser interrompida devido às intempéries na região.

Em outras palavras, no mesmo dia, o CBMCE retomou as buscas com auxílio da guarnição do canil e de mergulhadores do CBMCE.

Em síntese, a guarnição do canil realizou incursões na mata que circunda a lagoa, enquanto a equipe de mergulhadores realizavam as buscas subaquáticas na lagoa.

Ainda assim, a operação se encerrou às 18h, sendo retomada na manhã do dia seguinte.

De acordo com o Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o TCel QOBM Luiz Cláudio Araújo Coelho, que está acompanhou o desenrolar da ocorrência faz as seguintes orientações para se evitar esse tipo de situação: “as pessoas devem evitar entrar nas lagoas e açudes sozinhas, precisam estar acompanhadas para que possam receber ajuda em caso de acidentes; quem se perde na mata deve procurar uma área aberta, como uma clareira, e a principal recomendação é que as pessoas nunca devem seguir uma trilha que não conheçam”, reforça o Comandante do 2º BBM.

Por fim, procure sempre a orientação de um guia especializado e não entre um áreas de mata fechada. Leve mantimentos básicos, como água e bolachas para passeios em região de mata. Não esqueça o telefone celular ou rádio. Leve também repelentes e protetor solar.

Vidas alheias e riquezas salvar!