Corpo de Bombeiros divulga orientações para o período de chuvas

19 de março de 2023 - 10:18 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

 

Corpo de Bombeiros divulga orientações para o período de chuvas

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Ceará alertam e sugerem dicas de prevenção

Corpo de Bombeiros divulga orientações para o período de chuvas. A princípio, considerando o início de eventos de precipitação pluviométrica durante a estação das chuvas no Ceará, que vão de fevereiro a maio. Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) alerta sobre como prevenir acidentes e mitigar danos, comuns em situações de risco gerados em decorrência das chuvas mais intensas durante esse período.

Inundações, enxurradas e alagamentos.

Antes de mais nada, caso a sua moradia esteja em área de risco de alagamento ou inundação. Imediatamente, procure deixar os móveis e objetos suspensos, fora do alcance da água. Ainda assim, mantenha preparada uma bolsa com os materiais de uso imediato da família, para o caso de ter de sair da moradia em situações emergenciais. Bem como, identifique antecipadamente um lugar para se abrigar, na casa de parentes, amigos, ou em instalações públicas. Em resumo, antes de sair, feche o registro geral de gás e de água.

O que fazer antes ou durante as chuvas intensas?

Em outras palavras, caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, abandone o veículo imediatamente. Assim como, o meio do pneu é uma referência máxima de segurança, a água passando disso, não deve tentar a passagem.

Prevenção e Preparação

Como também, coloque os objetos em um local alto, fora do alcance das águas; ou leve-os para um local mais seguro. Do mesmo modo, leve o lixo para uma área fora do alcance da água. Igualmente, limpe a calha da casa.

Ainda mais, nunca atravesse áreas com correnteza de água, pois poderá ser arrastado, mesmo se estiver de carro. Além disso, não deixe crianças brincando nas águas das ruas ou mananciais, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças.

Ou seja, tenha um lugar seguro previsto (abrigo público, casa de parentes ou amigos), onde você e sua família possam se abrigar/alojar se tiver que sair de casa.

O que fazer após as chuvas intensas?

Ao mesmo tempo, cuidado com os animais venenosos ao movimentar objetos, móveis e utensílios. Em seguida, certifique-se de que não há fios desencapados antes de religar a eletricidade.

Nesse ínterim, lave e desinfete as parede e os objetos que tiverem contato com as águas da inundação (pode-se usar 1 litro de água sanitária para cada 5 litros de água). Não beba água ou coma alimentos que tiveram contato com as águas da inundação.

Bem como, observe se há trincas nas paredes, emperramento de portas e janelas, bem como rachaduras no solo.

Corpo de Bombeiros divulga orientações para o período de chuvas

De maneira idêntica, raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios e coloque o material a ser descartado para a limpeza pública. Igualmente, veja se sua casa não corre o risco de desabar. Assim como, faça essa análise durante o dia, quando há maior luminosidade.

Assim, veja o que pode ser feito para a água não invadir a casa novamente, como um pequeno muro de contenção na entrada.

Corpo de Bombeiros divulga orientações para o período de chuvas

sempre observe e monitore a evolução do tamanho das fissuras, trincas, rachaduras e fendas, quanto maior, pior!

Choques elétricos e descargas atmosféricas

Primeiramente, atenção à fios desencapados, junção de cabos elétricos sem isolamento devido, estes são pontos críticos que aquecem e podem provocar curto-circuito. Como também, durante a chuva, evite contato com aparelhos ligados à rede elétrica, celulares, geladeiras, chuveiro elétrico e similares. Bem como, em situações de inundações ou alagamentos, desligue a chave geral de energia.

Procure abrigo, não permaneça em áreas abertas, campos de futebol, praias, lagoas e afins, ou próximo a estruturas altas, como árvores e torres de comunicação. Enfim, esteja sempre abrigado para não virar alvo de um raio.

Em síntese, recomendamos que contrate um profissional habilitado para inspecionar a infraestrutura elétrica de sua residência.

Leia mais: Corpo de Bombeiros: o que fazer no caso de descargas elétricas no período de chuvas

Quer ser avisado da possível ocorrência de um desastre em sua região?

Recomendamos que toda a população cadastre um número celular de uso pessoal para receber alertas da Defesa Civil. Para isso, envie, gratuitamente, um SMS com o CEP de sua rua para o número 40199.

https://www.bombeiros.ce.gov.br/2023/02/28/defesa-civil-do-ceara-realiza-campanha-de-cadastramento-da-populacao-para-receber-alerta-por-sms/

Quer ser avisado da possível ocorrência de um desastre em sua região? Defesa Civil do Ceará realiza campanha de cadastramento da população para receber alerta por SMS. A princípio, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) visa ampliar o número de pessoas cadastradas para receber alertas de possíveis inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra. Até o momento, o Estado conta com cerca de 120 mil cadastros, ou seja, cerca de 1,32% da população do Estado.

Alertas por SMS

Em primeiro lugar, para realizar o cadastro, basta enviar um SMS, mensagem de texto via celular, contendo o CEP da residência para o número 40199. Do mesmo modo, É possível cadastrar mais de um CEP, sendo o serviço gratuito; basta enviar mensagens individuais,  contendo cada CEP de interesse. Além disso, o cidadão poderá cancelar o serviço poderá a qualquer momento. Para tanto, basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Clique aqui e leia mais sobre o SMS.

Ainda assim, no Ceará, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), desde 2018, envia os alertas. Em outras palavras, os alertas ocorrem em áreas específicas. Em síntese, as pessoas são orientadas quanto aos procedimentos a serem adotados.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

Por fim, a população também recebe alertas dos incêndios florestais que ocorrem no segundo semestre. Enfim, o Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel coordena o funcionamento do sistema.

A Defesa Civil Somos Todos Nós!

Vidas alheias e riquezas salvar!