Alunos da ESIM recebem boinas e insígnias no CMCB

11 de março de 2023 - 09:59 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Alunos da ESIM recebem boinas e insígnias

Alunos da ESIM recebem boinas e insígnias. A princípio, os alunos da Escola de Instrução do Exército sediada no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) receberam na tarde desta sexta-feira (10), suas boinas e suas insígnias.

Nesse sentido, o coronel comandante-geral do CBMCE, José Cláudio Barreto presidiu a solenidade. Em outras palavras, o coronel Elpidio Corrêa Vinhote Filho, representou o comandante da 10ª Região Militar. Como também, compareceu a solenidade o coronel RR José Duarte Frota, ex-comandante Geral do CBMCE, além do tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do CMCB.

A solenidade

Primeiramente, após entrar marchando, a tropa se perfilou em frente ao palanque e, após apresentação feita pelo aluno 01, Abel Erick, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Banda de Música do Colégio dos Bombeiros

Em síntese, os alunos ouviram palavras do Comandante do Exército, lidas pelo coronel Vinhote, e do comandante-geral do CBMCE.

aluno recebendo o símbolos distintivo da carreira das armas das mãos de padrinho e madrinha

A Escola de Instrução Militar (EsIM)

As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam a prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do Ensino Médio e da Educação Superior. Ao final do ano de instrução, os homens recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria e a Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM), enquanto as mulheres recebem uma Certidão de Tempo de Serviço Público.

Por fim, em ambos os casos, os formados são incluídos na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.

Orgulho

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implantou a Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a única Escola de Instrução Militar do Brasil vinculada a uma Força Auxiliar, no caso, o Corpo de Bombeiros do Ceará, em funcionamento.

De acordo com o tenente-coronel Albert Arruda, “atualmente é a sexta instituição do Brasil que faz parte desta iniciativa, que possibilita aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio”, informou o comandante do CMCB.

Conforme o coronel comandante-geral do CBMCE Cláudio Barreto, “outra peculiaridade é que a EsIM do CMCB permite a participação de mulheres que superam os homens em quantidades de alunos”.