7 de março de 2023 - 15:24 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

1ª Companhia do 2º Batalhão e Sumitomo Chemical Brasil realizam simulado de emergência em Maracanaú

Corpo de Bombeiros e Sumitomo Chemical Brasil realizam simulado de emergência em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS ’12).

Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2ºBBM), na manhã desta sexta-feira, por volta das 09h00min, do dia 24 de fevereiro de 2023, realizou em parceria com a empresa Sumitomo Chemical, um simulado de emergência, em Maracanaú, para a verificação do treinamento e capacidade dos brigadistas de incêndio e do tempo resposta do Corpo de Bombeiros Militar.

O Simulado de Emergência

A princípio, o alarme de incêndio foi acionado. Imediatamente os brigadistas da empresa se reuniram. Em outras palavras,  fizeram uma análise da situação e estabeleceram as estratégias aprendidas no curso de brigada de incêndio. Como também, iniciaram a evacuação da empresa de maneira ordenada e deram início ao combate ao princípio de incêndio.

Ainda assim, o simulado tem como objetivo, preparar a população de uma edificação, bem como seus brigadistas para situações de emergência. Bem como, caso seja necessário a evacuação da empresa, além de demonstrar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros Militar.

Simultaneamente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) acionou à Companhia de Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM). Imediatamente, duas equipes de emergência se deslocaram, uma de combate a incêndio, a outra de busca e salvamento.

Em síntese, o tempo resposta do Corpo de Bombeiros foi de 8 minutos, contabilizando do momento da ligação até a chegada no local, mesmo com o trânsito que estava congestionado e o tempo chuvoso.

Nesse ínterim, também foi explanado pela guarnição de combate a incêndio a importância do sistema de combate a incêndio e um bom sistema de prevenção e combate a incêndio, além de proteger a vida de cidadãos que utilizam tais repartições, resguarda o patrimônio como edificações e equipamentos necessários para que uma indústria funcione.

Por fim, o tenente-coronel Luiz Cláudio Araújo Coelho, Comandante 2ºBBM CBMCE comentou que, “é importante a realização de um evento simulado como este. por conta de seus objetivos e os resultados alcançados, de modo a podermos avaliar como se deu o tempo resposta, o primeiro combate, a evacuação e o desempenhos dos brigadistas e dos bombeiros militares”.