4 de março de 2023 - 19:42 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Alfa 1 e Salvamento 5 atuam no resgate de idoso de telhado no Mondubim

Corpo de Bombeiros resgata idoso de telhado no Mondubim, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Antes de mais nada, o solicitante informou, “meu pai de 71 anos de idade subiu no telhado e não consegue descer”, relatou. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou duas guarnições ao local. Imediatamente, a guarnição de busca e salvamento 5 e a alfa 1 seguiram até a Rua Antônio Barbosa, no bairro: Mondubim.

Nesse sentido, o fato ocorreu por volta das 15h10 da tarde deste sábado (4).

O resgate

A princípio, “a vítima subiu no telhado para retirar algumas goteiras, veio a ficar tonta e desmaiar, não conseguindo mais descer”, relatou seu filho.

Assim como, usaram o pranchamento sobre o telhado, para imobilizar, com uso da maca e cabos da vida, além da técnica da escada rebatida para o resgate a terra firme.

Em resumo, a salvamento 5 resgatou a vítima do telhado, enquanto a alfa 01 aferiu os sinais vitais e condução para uma unidade de pronto atendimento.

Corpo de Bombeiros resgata idoso de telhado no Mondubim

Por fim, se constatou que a pressão arterial se encontrava alterada e os demais sinais vitais dentro dos parâmetros normais. Ainda assim, cremos que o esforço feito além do idoso ser diabético podem ter contribuído para seu desmaio. O filho acompanhou o resgate e seu atendimento até uma avaliação intra-hospitalar.

Corpo de Bombeiros resgata idoso de telhado no Mondubim. Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).