Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia no Novo Mondubim

24 de fevereiro de 2023 - 19:36 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia no Novo Mondubim

4ª Companhia do 1º Batalhão resgata serpente jiboia entre parede e telhado no Novo Mondubim

Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia no Novo Mondubim, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). A princípio, a 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar resgatou uma serpente jiboia por volta da 0 horas desta sexta-feira (24). A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares do José Walter.

Em síntese, uma serpente com um metro de comprimento estava entre a parede e um telhado próximo a um galpão de reciclagem. De acordo com o 1º tenente Leandro Gomes Pires, “uma pinça de captura de réptil fez a contenção do animal. Logo depois, acondicionamentos a serpente em um balde até o momento da soltura do animal”, informou o comandante do socorro.

Nesse sentido, após vistoria no local, constatamos que não haviam nenhum risco, informamos a Ciops a finalização dos trabalhos. Em resumo, o animal aparentemente bem de saúde e fizemos a soltura em local seguro, próximo a água, ou seja local compatível com seu habitat e longe da civilização.

A jiboia-constritora

Primeiramente, a jiboia é uma espécie de serpente não venenosa encontrada em várias regiões do Brasil e outros países da América Latina. Ela é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos, que geralmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.

Ainda assim, a jiboia pode variar em tamanho, podendo chegar a medir mais de 3 metros de comprimento, mas em média, costuma ter cerca de 2 metros. Sua coloração também pode variar bastante, mas geralmente é marrom ou cinza com manchas escuras ou marrons.

Como também, apesar de ser uma serpente grande, a jiboia é geralmente tranquila e pouco agressiva com os humanos, a menos que se sinta ameaçada. Ela pode ser encontrada em diversos habitats, como florestas, cerrados, áreas de caatinga e até mesmo em áreas urbanas.

Em outras palavras, é importante ressaltar que, apesar de não ser venenosa, a jiboia pode morder e causar ferimentos. Portanto, se você encontrar uma jiboia em seu caminho, é recomendável manter a distância e evitar tocá-la. Assim como, quaisquer animal silvestre.

Prevenção

Antes de mais nada, a Lei dos Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, protege os animais silvestres. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.

Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras

Balanço

Em síntese, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 9.641 animais em 2022. Do mesmo modo, entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. Ou seja, o balanço de 2022 superou os anos de 2020 e 2021, quando a corporação atendeu 3.926 e 5.217 resgates de animais, respectivamente.

Enquanto que em 2023, o CBMCE atendeu 1.581 resgates de animais, em todo o Estado do Ceará. Cerca de 70% são serpentes.

A guarnição que resgatou a serpente foi composta pelo: 1º tenente Pires, subtenente Rodrigues, subtenente Diniz e cabo Robson, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 07 (ABTS 07).