O que é uma vistoria técnica do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio

22 de fevereiro de 2023 - 17:37 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

comando de engenharia de prevenção de incêndio, a importância dos sistemas de prevenção contra incêndio

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio

Vistoria em edificações de médio e alto risco

A princípio, a vistoria é o processo no qual o cidadão inicia o procedimento para obter o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros. Como também, atestando que a edificação está de acordo com as normas vigentes de segurança contra incêndio e pânico.

Ainda assim, nesta modalidade de vistoria, a documentação necessária deverá ser obrigatoriamente apresentada ao vistoriante do CEPI no ato de sua chegada à edificação.

Vistoria em edificações de baixo risco

Como também, as vistorias das edificações classificadas como baixo risco com protocolo gerado por meio eletrônico serão viabilizadas quando o interessado observar as seguintes condições:

I – O somatório de todas as áreas construídas da edificação deverá ser inferior a 750m2;

II – O estabelecimento com até 3(três) pavimentos, sendo a saída direto para via pública e não existindo portas ou janelas  para o interior de edificações ou estabelecimentos adjacentes.

III – Não comercializar, armazenar ou manipular líquidos inflamáveis até 250l, produtos perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como: explosivos, substâncias tóxicas, radioativas, oxidantes, ou qualquer substância tóxica.

IV – Locais de reunião de público cuja lotação não ultrapasse 100(cem) pessoas.

V – Deve possuir equipamentos extintores na quantidade e tipo adequado ao risco da edificação, sendo necessário o “upload” da nota fiscal dos equipamentos em formato ”pdf” no sistema SCAT. O arquivo deve estar nomeado com o seu tipo. Ex.: Nota fiscal dos extintores

VI – Nas edificações com uso de Gás Liquefeito de Petróleo-GLP só será permitido o uso ou o armazenamento máximo de 90Kg, devendo o interessado fazer “upload” da Anotação de Responsabilidade Técnica-ART e do laudo do teste de estanqueidade do engenheiro responsável em formato “pdf” para o sistema SCAT.

VII – Os documentos anexados ao processo em “upload” serão conferidos, sendo considerado inválido o processo com informações erradas ou incompletas.

Documentação e outras informações importantes

Em síntese, após o cadastro do formulário, o cidadão receberá uma mensagem de confirmação de cadastro com informações auxiliares por E-mail. Caso não esteja na sua caixa de entrada, verifique na caixa de spam.

Como solicitar vistoria?

Entre em www.cepi.cb.ce.gov.br

Clique em “Serviços” e em “Solicitar Vistoria Técnica”;

Outros “Serviços do Cepi.