21 de fevereiro de 2023 - 10:21 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

4ª Companhia do 1º Batalhão apaga incêndio no Planalto Ayrton Senna

O Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial no Planalto Ayrton Senna, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança acionou a 4ª Companhia do 1º Batalhão, com sede no José Walter, por volta das 6h20min da manhã desta terça-feira (21). Imediatamente o socorro se deslocou até a Rua Amaral Peixoto.

De acordo com o 1º tenente Assiram de Assis Ramalho, “armamos uma linha direta para combater o incêndio. Como também, isolamos a área, concluímos o rescaldo e finalizamos com orientações sobre a necessidade do estabelecimento dispor do Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros”, informou o comandante do socorro.

Nesse sentido, “os vizinhos e familiares que forçaram a entrada e desligaram o registro elétrico”, comentou o tenente.

O estabelecimento e ataque

Em outras palavras, o combate se deu por meio da utilização de mangueiras e esguicho de 1 ½’ de vazão reguláveis.

O rescaldo

De acordo com o 1º tenente Assiram Ramalho, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o comandante do socorro.

Ao final, o incêndio consumiu cerca de 2 mil litros de água no combate e rescaldo a edificação comercial no Planalto Ayrton Senna.

Em síntese, familiares do proprietário acompanhou o combate e rescaldo. Na oportunidade, orientamos sob medidas preventivas e a retirada do material sinistrado.

Os danos

Dessa forma, as instalações elétricas, a porta da câmara frigorífica, teto, paredes e banheiro. Como também, diversos materiais plásticos, caixas de papelão, frigobar e porta de ferro.

Em síntese, este ano o Corpo de Bombeiros atendeu 64 incêndios em edificações comerciais.