Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio fiscaliza eventos de carnaval

19 de fevereiro de 2023 - 12:06 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio realiza fiscalizações nos eventos de carnaval

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio fiscaliza eventos de carnaval

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) realiza fiscalizações nos eventos de carnaval da capital e interior do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), através do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), na sexta-feira (17), realizou 32 vistorias para liberação de eventos temporários na capital, região metropolitana e interior do Estado.

De acordo com o comandante do CEPI, “as vistorias técnicas realizadas pelos bombeiros fiscais têm como propósito a constatação de que os preventivos de segurança ativo e passivo contra incêndios (extintores, sinalização e iluminação de emergência) foram devidamente instalados, as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e os Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) da parte elétrica, de montagem de estrutura e o termo de abrangência do moto-gerador estão em consonância com a legislação de incêndio, assim como a exigência da brigada de incêndio. O evento que compre todas as exigências do código de segurança contra incêndio, ao final da vistoria, recebe o certificado de conformidade”, esclareceu o tenente-coronel Joel de Abreu Nobre.

As vistorias fiscalizadoras

Nesse sentido, dentre as diversas vistorias realizadas na capital, o destaque vai para o desfile dos grupos Afoxés, das agremiações de Maracatu e das escolas de samba na avenida Domingos Olímpico, no qual possui estrutura de palco e de arquibancada para que os foliões assistam aos desfiles. A equipe de vistoriadores compareceu ao local, em seguida foram feitas observações de uma área que não estava prevista em projeto, todavia, em comum acordo com o projetista, foi providenciada a RRT do local e, em seguida, o evento foi certificado pelo Corpo de Bombeiros.

Enquanto que no interior do Estado, os bombeiros fiscais realizaram vistorias em vários municípios, dentre eles, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Beberibe, Cascavel, Aracati, Limoeiro do Norte, Quixadá, Várzea Alegre. Das 29 vistorias realizadas, quatro locais de eventos foram notificados por não possuírem a documentação exigida para a liberação do certificado no momento da fiscalização, contudo até o final da tarde foram certificados por apresentarem a documentação necessária.

Por fim, fica registrado o alerta aos locais que não solicitaram vistoria técnica junto ao CBMCE para a realização de eventos temporários. Três eventos já foram notificados e ficaram de providenciar a documentação necessária para se certificar. Neste domingo de carnaval os vistoriadores retornarão aos locais notificados e, caso a documentação e os preventivos não sejam adquiridos, esses locais poderão ser interditados, uma vez que não provêm segurança e proteção contra incêndio aos foliões.