Corpo de Bombeiros realiza treinamento de salvamento aquático na Praia da Baleia

15 de fevereiro de 2023 - 18:24 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

5ª Companhia do 3º Batalhão participa de treinamento de salvamento aquático na Praia da Baleia, em Itapipoca

A princípio, como forma de preparação para a Operação Carnaval 2023, o Corpo de Bombeiros Militar, por intermédio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros realizou um treinamento de salvamento aquático na Praia da Baleia, em Itapipoca, nesta quarta (02), na Área integrada de Segurança 17 (AIS 17).

Nesse sentido, o Quartel da 5ª Companhia do 3º Batalhão, unidade responsável pela Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). Como também, no período do Carnaval, além dos serviços de combate a incêndio e salvamento, também atuará com equipes de guarda vidas. Assim como, além da Praia da Baleia, em Itapipoca, nas cidades de Acaraú, Itarema e Amontada.

Em outras palavras, vinte bombeiros militares de Itapipoca (5ªCia | 3º BBM) participaram do treinamento ministrado pela 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, onde os instrutores foram: 1º tenente Theóphilo, soldado Da Paz, soldado J. Martins, soldado Jackson, soldado Luciano e soldado Ismael.

O treinamento básico de salvamento aquático

Da mesma forma, o treinamento foi dividido em instrução teórica e prática, com ênfase nas técnicas básicas de resgate de afogados e os primeiros socorros a serem aplicados.

De acordo com o Comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI) que participou da instrução, “enfatizo que o treinamento tem como objetivo instruir, conscientizar e capacitar os profissionais quanto às atividades voltadas para o salvamento aquático, conforme preconizam as normas regulamentadoras e técnicas, visando garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos”, tenente-coronel  Francisco Gledson Barbosa Rodrigues.

Prevenção

Sob o mesmo ponto de vista, o Comandante da 5ª Cia | 3º BBM, “ressalto que a maior parte dos afogamentos ocorrem com pessoas que ignoram os riscos, não respeitam limites pessoais ou desconhecem como agir; é possível evitá-los com alguns cuidados”, tenente-coronel Mardens Vasconcelos.

– Seja vigilante com as crianças: Nunca as deixe sozinhas na praia ou no mar. Mantenha sempre uma distância máxima de um braço estendido; Objetos infláveis não dão segurança: Utensílios infláveis e flutuantes para usar na água, como colchões e boias, são apenas para fins de divertimento. Eles não proporcionam nenhum tipo de segurança no mar, pois eles não costumam ter cordas para prender à mão do banhista. Apenas o colete salva-vidas é seguro.

– Não entre no mar se achando um exímio nadador, grande parte dos afogamentos acontecem porque as pessoas superestimam sua capacidade de nadar no mar; Nade próximo a um posto com guarda-vidas e pergunte a ele qual o local mais seguro para o banho;

– Se for nadar, não beba; Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar. O álcool prejudica nossa resistência física e diminui os nossos reflexos.

Leia mais sobre dicas que salvam vidas!