13 de fevereiro de 2023 - 19:37 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) divulga balanço de operações subaquáticas de 2022. A princípio, na manhã desta terça-feira, 14 de fevereiro, o comando da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulgou o balanço das operações subaquáticas do ano de 2022, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Nesse sentido, 130 operações subaquáticas ocorreram em 2022. Em outras palavras, 108 resgates de vítimas, 11 afogamentos em andamento, 08 buscas por drogas, reflutuações e outros e 03 varreduras em cascos de navios. Contudo, 11 ocorrências subaquáticas em média por mês são atendidas. Ainda assim, a companhia de mergulho de resgate é responsável por 65% do atendimento de todas as ocorrências de mergulho no Estado do Ceará.

Em síntese, o balanço de 2022 é superior aos anos de 2021 e 2020, quando a corporação atendeu 111 e 108 operações subaquáticas, respectivamente. Em outras palavras, os resgates de vítimas saltaram de 88 para 108. Bem como, a localização e retirada de 120 kg de pasta base de cocaína em navios.

Prevenção

Como também, visando reduzir o número de acidentes de afogamentos devemos sempre contar com a prevenção evitando adentrar em qualquer manancial de água tendo ingerido bebida alcoólica e nunca deixando crianças sozinhas sem a supervisão de um adulto.

Por fim, a Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) se prepara para atender as mais diversas ocorrências, realizando um trabalho de excelência, otimizando e agilizando o tempo resposta para dar um serviço de qualidade para toda a sociedade.